Directora executiva do The New York Times está de saída
O diário nova-iorquino anunciou na última quinta-feira a retirada da sua directora executiva, por motivo de reforma, no dia 31 de Dezembro. Janet Robinson, que trabalhou no jornal durante 28 anos, ocupou nos últimos sete o cargo de directora executiva.
“O The New York Times foi a minha casa durante 28 anos e saio num misto de emoções. Estou muito agradecida pela oportunidade de ter trabalhado durante estes anos com gente tão extraordinária”, afirmou Robinson, citada em comunicado.
Janet Robinson esteve à frente do jornal ao longo de um período crítico para a imprensa escrita. As perdas financeiras do jornal ascenderam aos 98 milhões de dólares (75 milhões de euros), nos primeiros nove meses deste ano. No terceiro trimestre, o jornal regressou aos lucros com a cobrança no acesso aos conteúdos digitais.
“Sinto-me particularmente orgulhosa do meu papel num dos períodos mais difíceis na nossa história quando realizámos a transição do jornalismo escrito tradicional para o mundo digital”, acrescentou Robinson, que continuará como consultora do jornal por mais um ano, lucrando 4,5 milhões de euros (cerca de 3,5 milhões de euros) durante esse período.
O The New York Times prepara-se para nomear um novo director executivo, entre candidatos internos e externos à empresa. Enquanto isso, será Arthur Sulzberger, actual presidente e editor, a assumir o cargo temporariamente.