A erradicação da peste bovina
Quando se fizer o filme do ano de 2011, eventos de dimensão internacional, como o terramoto no Japão ou a Primavera Árabe, figurarão no topo da lista. Mas um feito à primeira vista insignificante deveria também figurar entre os eleitos, e pelas melhores razões: a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) anunciou oficialmente em Paris, no passado dia 25 de Maio, a erradicação da peste bovina, uma doença infecciosa do gado doméstico e selvagem. E o que tem isso de tão relevante, perguntará o leitor?
A extinção na natureza do vírus da peste bovina é mais do que o fim de uma doença animal. A peste bovina é apenas a segunda doença infecciosa a ser erradicada da face do planeta, 31 anos passados sobre a varíola humana, e só este facto é digno de nota. Mas não se pense que a peste bovina era uma doença sem importância: estima-se que no século XVIII uma epizootia de peste bovina tenha levado à morte de mais de 200 milhões de animais por toda a Europa. A situação foi de tal forma grave que esteve na génese do decreto assinado pelo rei de França Luís XV, a 4 de Agosto de 1761, que autorizava a criação do ensino oficial da medicina veterinária de forma a "ensinar publicamente os princípios e os métodos para curar as doenças do gado." Claude Bourgelat foi então designado responsável por aquela que se tornou a primeira escola de medicina veterinária do mundo, em Lyon, inaugurando uma profissão que cumpre o seu 250.º aniversário.
O Ano Mundial da Medicina Veterinária, que se comemora este ano (Vet2011.org), tem sido também pretexto para se dar ênfase ao conceito de uma só saúde (onehealthiniciative.com) em que se reconhece que as saúdes humana e animal estão intimamente ligadas e que o combate às suas doenças é uma batalha conjunta e interdisciplinar. A experiência adquirida com a peste bovina forneceu um conhecimento valioso sobre a progressão e o controlo de epidemias. O fim desta doença animal abre assim esperança de se conseguir ainda esta década erradicar outras doenças humanas como o sarampo (cujo vírus é muito semelhante ao da peste bovina) e a poliomielite (para a qual recomendo a TED Talk de Bruce Aylward).