Curtas portuguesas de NY chegam ao Rio de Janeiro

Serão exibidas 19 curtas-metragens no espaço Teatro Cacilda Becker, no centro do Rio de Janeiro

Momentos, de Nuno Rocha DR
Fotogaleria
Momentos, de Nuno Rocha DR
Momentos, de Nuno Rocha DR
Fotogaleria
Momentos, de Nuno Rocha DR

A primeira edição brasileira do NY Portuguese Short Film começa na sexta-feira, no Rio de Janeiro, com a intenção de apresentar ao público carioca o que andam a fazer os jovens realizadores portugueses.

O festival, organizado pelo Arte Institute, já passou por Nova Iorque e Lisboa e tem pela primeira vez a sua versão no Brasil. “O Arte Institute foi criado para apresentar a produção cultural contemporânea de Portugal nos Estados Unidos porque achamos que a imagem que se tinha de Portugal não era a actual. E decidimos trazê-lo para o Brasil porque penso que aqui se passa a mesma coisa”, afirmou à Lusa a directora do Arte Institute, Ana Ventura Miranda.

Ao todo, 19 curtas-metragens serão exibidas no espaço Teatro Cacilda Becker, no centro do Rio de Janeiro, na sexta-feira e no sábado. Entre os trabalhos que serão apresentados estão “A Viagem”, de Simão Cayatte; “Vicky and Sam” e “Momentos”, de Nuno Rocha; “Comando”, da dupla Sonat Duyar e Patrício Faísca; e “O Risco”, de José Pedro Lopes.

Ana Miranda explicou que o formato curta-metragem foi escolhido devido ao grande número de realizadores contemporâneos a explorar este tipo de trabalho, além da ampla diversidade temática que eles abordam. “Com os curtas, conseguimos trazer um número maior de realizadores e também uma diversidade maior de temas. Dos 19 que vamos exibir, não há nenhum que seja semelhante ao outro e não foi preciso procurar muito para isso”, observou.

Já a escolha das obras, foi feita com base na contemporaneidade dos trabalhos e no reconhecimento que têm alcançado em festivais internacionais de cinema. Para a próxima edição, Ana Miranda adiantou que a selecção passará a ser feita por concurso, cujas inscrições serão abertas no final deste mês.

“Na próxima edição, a escolha dos filmes será feita por um júri composto por nomes de relevo para o cinema português. As inscrições para a segunda edição, que acontecerá em Nova Iorque, em Junho, serão abertas no final de Dezembro”, adiantou a directora. O certame encerra no sábado com uma performance do artista plástico, director de teatro e actor João Garcia Miguel.