Passos Coelho expressa “profunda satisfação” pelo resgate dos pescadores

“Foi com profunda satisfação que tomei conhecimento do resgate dos seis tripulantes da embarcação de pesca “Virgem do Sameiro”, que se encontrava desaparecida no mar desde a passada terça-feira. Aos pescadores e às suas famílias, que viveram dias de grande angústia, quero deixar uma palavra de conforto, mas também de regozijo pelo desenlace desta terrível situação”, escreve o primeiro-ministro, numa mensagem enviada à Lusa.

Pedro Passos Coelho felicita ainda “todos os que estiveram directamente envolvidos nas operações de resgate dos tripulantes” da embarcação, “em especial as mulheres e os homens da Marinha e da Força Aérea Portuguesa, que foram incansáveis durante os dias de busca e resgate”.

“O seu esforço, que teve como resultado o resgate com vida de seis pessoas, é um motivo de orgulho para todos os Portugueses”, congratula-se.

Os seis tripulantes da embarcação de pesca “Virgem do Sameiro” foram hoje encontrados com vida a 12 milhas, cerca de 22 quilómetros, a noroeste do cabo Mondego, disse à agência Lusa o porta-voz da Marinha.

Os seis tripulantes foram detectados pelo helicóptero da Força Aérea às 11:03 e às 12:00 já tinham sido resgatados, encontrando-se a bordo do helicóptero que os vai transportar para a Base Aérea de Monte Real onde vão ser assistidos por equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Marinha Portuguesa, comandante Alexandre Santos Fernandes, disse que os seis homens foram detectados na balsa salva-vidas pelo helicóptero da Força Aérea que colaborava nas operações de busca e salvamento.

O comandante Santos Fernandes contou que as buscas começaram quinta-feira à tarde e continuaram durante toda a noite com a participação do navio patrulha oceânico “Viana do Castelo” e até às duas da manhã por um C295 da Força Aérea.