McNamara e a Nazaré candidatos a prémio para a maior onda
O surfista norte-americano apanhou a vaga, que o candidata aos Billabong XXL Global Big Wawe Awards 2012, considerados os Óscares desta variante radical do surf. na modalidade de tow-in (ou seja, entrando na onda rebocado por uma moto de água, na altura conduzida pelo também norte-americano JC Macias), a única forma de ganhar velocidade suficiente para enfrentar estes monstros e escapar com vida.
É a primeira vez que uma onda portuguesa aparece na lista destes galardões mundiais, cuja cerimónia está marcada para Março do próximo ano. A foto tirada pelo português Wilson Ribeiro já está no site do evento (veja aqui) e mostra uma parede de água que a assessoria de imprensa do projecto ZON North Canyon Show 2011, a decorrer até final de Novembro, estimou em “cerca de 20 metros”. Vale a pena compará-la com as restantes candidatas...
Garrett McNamara chegou à Nazaré no Outono do ano passado para explorar e divulgar as ondas gigantes da Praia do Norte, um fenómeno que deve a sua existência (e consistência) a um acidente geográfico único na Europa: o canhão da Nazaré, um desfiladeiro profundo com 170 quilómetros de comprimento e que mergulha até aos 5000 metros de profundidade. A massa de água contida neste precipício desemboca mesmo em frente à Paria do Norte, criando uma ondulação impressionante. Este ano, o havaiano regressou, para nova investida. E já prometeu repetir em 2012.