Hotel pede à Câmara de Benavente que desligue relógio

Alertada por alguns hóspedes, que se mostraram incomodados com o barulho, a direcção daquela unidade hoteleira situada a 50 metros do edifício camarário, pediu aos responsáveis municipais que tomem medidas para minorar os incómodos. Esta semana, o executivo da autarquia decidiu, por maioria, ouvir a população da zona central da vila sobre a possibilidade de se programar o relógio para que não toque entre a meia-noite e as 6h.

O presidente da câmara, António José Ganhão (CDU), defendeu esta auscultação da população, frisando que "o toque do relógio é uma tradição já enraizada". Porém, admitiu que se antigamente muita gente se orientava pelo toque do relógio, hoje em dia será mais uma companhia ou um hábito.

Ana Casquinha, vereadora do PS, considerou que não haverá nada a perguntar, porque o que está em causa é o direito que as pessoas têm ao descanso. Mas António José Ganhão salientou que a autarquia não tem dados que permitam perceber se o ruído do toque do relógio ultrapassa ou não os limites impostos por lei.

Certo é que o Benavente Vila Hotel diz alojar hóspedes de diferentes nacionalidades e que para muitos destes visitantes "o relógio da Câmara Municipal de Benavente é incomodativo durante a noite".

Os responsáveis da unidade hoteleira reconhecem "o carisma tradicional" associado àquele relógio e que durante o dia não afecta qualquer visitante. Mas consideram que, durante a noite, pelo menos no período entre as 0h e as 6h, "é incompatível com quem não está habituado, como é o caso dos hóspedes do Benavente Vila Hotel".

É que, segundo dizem, o número de badaladas também será "excessivo", uma vez que só à meia-noite são 28 (24 pelas horas mais 4). Além disso, toca ainda uma badalada a cada quarto de hora e o número correspondente à hora em causa acrescido de quatro badaladas nas restantes horas.

Tudo isso, "impede os hóspedes de dormir" e leva o Benavente Vila Hotel a pedir que seja desligado o relógio para que as pessoas "passem uma noite calma e para que pretendam sempre voltar pela tranquilidade de uma estadia em Benavente".

Notícia corrigida às 17h25:

retirada a fotografia

Sugerir correcção
Comentar