Conselho Nacional de Transição líbio anuncia captura de filho de Kadhafi
“Mouatassim Kadhafi foi capturado em Sirte e transferido para Bengazi”, disse à agência francesa Abdelkarim Bizama, conselheiro do líder do CNT, Moustapha Abdel Jalil. Sirte fica a cerca de 360 quilómetros da capital, Trípoli, e é aí que nos últimos dias têm ocorrido confrontos entre as forças do novo regime líbio, que ainda não conseguiram assumir o controlo pleno da cidade, e as forças de Khadafi.
“Não anunciámos esta captura mais cedo para que não houvesse qualquer tentativa de o libertar”, adiantou Abdelkarim Bizama. Este anúncio foi festejado com disparos que ecoaram nas cidades de Trípoli e Misurata.
Nascido em 1975, médico e militar de carreira, Mouatassim Kadhafi foi formado por militares egípcios. Promovido pelo seu pai para liderar o conselho de segurança nacional líbio, em 2007, passou então a liderar uma unidade de elite. Antes do início da revolta na líbia era o principal concorrente de Saif al-Islam, um outro filho de Khadafi que, tal como o coronel que governou a Líbia durante mais de 40 anos, ainda não foi encontrado pelas forças do CNT.
Os responsáveis do novo regime líbio já tinham referido por diversas vezes suspeitar que Mouatassim Kadhafi estivesse escondido em Sirte. O CNT está à espera de assumir o controlo desta cidade para poder proclamar a “libertação total” do país e retomar o diálogo com vista à formação de um Governo interino que se encarregue da transição no país.