Água para consumo humano em Portugal é de boa qualidade

Foto
A qualidade da água em Portugal é positiva Pedro Cunha (arquivo)

Segundo o relatório, em 2010 obteve-se uma percentagem de cerca de 98% (97,71%) de cumprimento dos parâmetros nas torneiras dos consumidores portugueses, valores que confirmam a evolução positiva desde os últimos dezassete anos.

O relatório referente a 2009 mostrava que a água das torneiras dos portugueses apresentava 97,9 % de cumprimento das normas de qualidade.

Os parâmetros que apresentam maior nível de incumprimento são as bactérias coliformes, a Escherichia coli, os enterococos, o pH, o ferro, o manganês e o arsénio.
Embora tenham sido detectados valores de cloro em excesso que prejudicam a qualidade da água, a ERSAR considera que estes não acarretam problemas para a saúde pública.

Desde 2008 que o cumprimento da frequência de amostragem se apresenta acima dos 99%. A percentagem de análises realizadas passou de 99,29% em 2008 para 99,84% em 2009 e 99,67% em 2010, sendo de 100% em 228 concelhos de Portugal Continental.

O desempenho das entidades que prestam serviço directo ao consumidor (entidades gestoras em baixa) reflectem que o interior apresenta maiores incumprimentos em termos da frequência de amostragem e dos valores paramétricos, o que acontece maioritariamente nas zonas de abastecimento que servem menos de 5 mil habitantes.

Já as dezassete entidades de venda de água a municípios (entidades gestoras em alta), multimunicipais e intermunicipais revelam melhorias na qualidade da água que fornecem. Das 99,76 % análises realizadas por estas entidades, 99,74% cumpriram os valores paramétricos.

Notícia actualizada às 18h09
Sugerir correcção
Comentar