Queer Lisboa faz 15 anos e comemora na casa de banho

É sob o signo da transgressão que decorre o Queer Lisboa 15. A edição 2011 do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, apresentada ontem, em conferência de imprensa, é uma edição especial de aniversário marcando o "número redondo" com 84 filmes, exibidos entre 16 e 24 de Setembro no Cinema São Jorge, em Lisboa. E, como convém, a programação é forte.

Apesar da especial atenção dada à produção do chamado "cinema queer", de temática LGBT (lésbico, gay, bissexual e transgénero), o Queer Lisboa está longe de se limitar a ele. Prova disso é o filme da abertura oficial na noite de sexta-feira, Uivo, em que Rob Epstein e Jeffrey Friedman dramatizam a criação e recepção pública, na São Francisco dos anos 1950, do poema homónimo de Allen Ginsberg (interpretado por James Franco). Ou ainda a presença nas várias secções de documentários sobre William S. Burroughs ou a "história secreta do feminismo" na cultura do séc. XX.

Beatriz Batarda, Albano Jerónimo e o jornalista inglês Sam Ashby compõem o júri da competição de longa-metragens (dez filmes entre os quais Ausente, do argentino Marco Berger, que tem merecido elogios da crítica internacional). A Miguel Gonçalves Mendes, realizador de José e Pilar, e aos programadores Franck Finance-Madureira e Claudia Mauti caberá escolher o melhor dos dez documentários em competição. Entre eles contam-se Becoming Chaz, sobre a mudança de sexo da filha da cantora Cher; Florent, de David Sigal, sobre o célebre restaurante nova-iorquino; ou We Were Here, onde David Weissman traça o modo como a sida afectou a comunidade gay de São Francisco na década de 1980.

O Queer recebe a habitual competição de curtas-metragens, uma selecção de filmes sobre Queer Art, uma secção dedicada à "intersexualidade e representação visual" sob o genérico Assume Nothing e as já habituais Noites Hard, que apresentarão filmes "explícitos" pela noite fora.

A casa de banho dos homens será palco da instalação vídeo de William E. Jones Mansfield 1962, que trabalha imagens captadas pela polícia de relações homossexuais numa casa de banho pública numa cidade do Ohio em 1962.

A programação completa pode ser consultada em www.queerlisboa.pt e os bilhetes encontram-se já à venda. J. M.

Sugerir correcção