Meteorologista lamenta que avisos de mau tempo sejam ignorados

“As pessoas continuam a não dar ouvidos aos avisos de mau tempo do Instituto de Meteorologia e da Autoridade Nacional de Protecção Civil e, infelizmente, depois acontecem acidentes como o de domingo”, disse à Lusa a meteorologista.

Idália Mendonça afirmou que, na sexta-feira, o IM previu uma alteração do estado do tempo para o fim-de-semana, com aguaceiros por vezes fortes e queda de granizo no Centro e no Sul de Portugal continental.

O IM previu também vento moderado em alguns locais e descida da temperatura, bem como condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

De acordo com a meteorologista, este estado de tempo foi uma “situação de instabilidade que não é de excepção” para esta época do ano.

Forte temporal em Fervença

No domingo, pelas 19h00, uma mulher morreu e outras seis pessoas ficaram feridas na freguesia de Fervença, em Celorico de Basto, quando foram atingida por uma estrutura metálica de um palco que se soltou na sequência de um forte temporal que atingiu a zona.

De acordo com Idália Mendonça, a situação de instabilidade deverá manter-se hoje, mas nas regiões do interior Norte e Centro, prevendo-se céu pouco nublado no Sul.

De acordo com o IM, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco mantêm-se hoje com aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e trovoadas. Este aviso, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, deverá manter-se até às 16h00 de hoje.

Viana do Castelo é hoje a cidade com a temperatura máxima mais baixa (21 graus), enquanto Bragança será a mais quente (30 graus). Ainda de acordo com a previsão do IM, Lisboa terá 25 graus de máxima, o Porto 22 e Faro 26.

Sugerir correcção
Comentar