SIC acredita que está cada vez mais perto da TVI

Foto
Júlia Pinheiro ao lado de Luís Marques no seu regresso à SIC, em Janeiro Rui Gaudêncio

“A SIC quer ser líder. Não é um ónus que colocámos à Júlia [Pinheiro]. Este é um desafio muito mais abrangente que isso. O mercado vai mudar muito.” A ambição que se reflecte nestas palavras de Luís Marques, director-geral da SIC, proferidas no início deste ano, quando a estação recebeu Júlia Pinheiro de volta, vinda da TVI, persiste.

Peso Pesado, a versão nacional do sucesso internacional Biggest Loser, a cargo de Júlia Pinheiro desde o dia 1 de Junho, foi desde logo apresentado como uma das apostas da estação de Carnaxide para materializar esta vontade. E apesar do balanço final das audiências de Junho, feito pela Marktest, ainda manter a SIC como segunda estação (depois do terceiro lugar no balanço final de 2010 atrás da RTP), a diferença entre os dois canais privados é cada vez menor: em média, a TVI, líder, conseguiu um share de 25,1 (com 28,5 no prime time). E a SIC alcançou um share médio diário de 23,7 (25,9 no prime time).

Luís Marques vê estes resultados como animadores: “Não acontecia há muito tempo um produto da SIC bater o principal programa da concorrência directa”, disse o responsável, numa conversa com jornalistas a semana passada, comentando a performance tanto de Peso Pesado como da ficção, com a novela Laços de Sangue. “Alcançamos hoje, em média, 1,1 milhões de espectadores diários no prime time”.

E ontem, na noite da final de Peso Pesado, a estação foi líder com 26,9 por cento de share de audiência, com a TVI a conseguir 23,1 por cento. O concurso conseguiu uma fatia de 38,6 por cento de share e um rating de 13,2 por cento.

Quanto a Júlia Pinheiro, o balanço deste regresso à SIC é animador para a apresentadora: “Sinto-me feliz com este regresso à SIC e é incrível porque nestes anos todos nunca tinha feito um programa de prime time”. E espera da segunda série de Peso Pesado melhores resultados do que estes já alcançados com a primeira, abandonada que está a ideia de lançar outro concurso previamente anunciado para Setembro, o Factor X, um outro concurso de talentos musicais à imagem de Ídolos.

A segunda edição de Peso Pesado, que se estende até ao dia 31 de Dezembro, já tem 15 mil candidatos.

“Estamos mais próximos do que nunca da TVI, nos últimos cinco anos e estamos colados no prime time, o que é histórico. E os Laços de Sangue [a telenovela de prime time] transformou-se num fenómeno que não tínhamos desde a Floribela. É à volta disto que o canal vai crescer”. Mas não arrisca para quando é que espera ver a SIC em primeiro.

Sugerir correcção
Comentar