Nepal quer saber quanto mede o Evereste

Foto
A altura da montanha mais alta do mundo não é consensual David Gray/Reuters

Os resultados da nova medição que o Governo do Nepal está a preparar não serão conhecidos já, porque o estudo só deverá estar concluído daqui a dois anos. A altura oficial do Evereste é 8848 metros, mas este número está longe do consenso. As autoridades chinesas têm defendido que a medição deve ser efectuada tendo em conta a altura da rocha, enquanto o Governo do Nepal prefere incluir a altura da neve, que é cerca de quatro metros.

“Começámos as medições para esclarecer esta confusão. Agora temos a tecnologia e os recursos adequados, podemos fazê-lo por nós próprios”, anunciou o porta-voz do Governo do Nepal, Gopal Giri. “Esta será a primeira vez que iremos medir a altura da montanha”.

A primeira medição do Evereste foi feita em 1856, pelo investigador britânico George Everest, que acabou por dar nome à montanha. Na altura, através de um estudo trigonométrico, chegou-se à conclusão que media 8840 metros.

Mais tarde, já em 1955, um estudo indiano concluiu que o Evereste media 8848 metros, a altura que tem sido mais aceite até hoje, e em Maio de 1999 uma equipa norte-americana recorreu a tecnologia GPS para fazer uma nova medição e o resultado foi 8850 metros, o valor que tem sido usado pela Sociedade Nacional de Geografia norte-americana mas que não é oficialmente aceite pelo Nepal, recorda a BBC.

Uma medição feita pela China em 2005 mediu a altura da rocha e conclui que tem 8844 metros, aos quais se poderiam juntar 3,55 metros de neve, e a complicação não se fica por aqui. Muitos geólogos consideram que a montanha tem ficado mais alta devido à movimentação das placas tectónicas na região, com a Índia a ser empurrada em direcção à China e ao Nepal.

Gopal Giri explicou numa conferência de imprensa em Katmandu que a nova medição do Nepal será feita através de tecnologia satélite. Será colocado um dispositivo no cume e instaladas estações de medição em três outros locais com recurso a sistemas de posicionamento global (GPS). Seja qual for o resultado, o Monte Evereste poderá até “perder” ou “ganhar” centímetros, mas nunca o seu estatuto de lugar mais alto Terra.

Sugerir correcção
Comentar