Verão vai ser fresco no fim-de-semana devido a uma frente fria

Foto
O fim-de-semana será pouco convidativo para a praia Vasco Célio (arquivo)

Máximas de 23 graus para o Porto e 27 graus para Lisboa são as temperaturas previstas para amanhã, com os outros distritos a rondar pelos mesmos valores. Só os distritos de Castelo Branco (33), Portalegre (32), Évora (33), Beja (34) e Faro (34) vão estar acima dos 30 graus.

Já no domingo, segundo a página do Instituto de Meteorologia, não há nenhum distrito que chegue aos 30 graus. Faro será o distrito com uma máxima mais alta, mas será apenas de 29 graus, Lisboa terá uma temperatura mais de Primavera que de Verão e não vai além dos 21 de máxima e o Porto não vai passar dos 20.

De acordo com a meteorologista Paula Leitão, do Instituto de Meteorologia, estas temperaturas, baixas para a época, devem-se à passagem pelo território português de uma frente fria dissipada. “Vai passar uma frente fria muito dissipada que pode até provocar uma chuvinha fraca no domingo, até ao início da manhã”, explicou a técnica que acrescenta ainda que o vento, de nortada, vai continuar, situação normal no Verão, mas que este ano se tem prolongado por mais tempo.

Mas já não se trata de um vento suficiente para justificar o alerta amarelo que ontem incidia sobre o território da Madeira, acrescenta Paula Leitão. Nas zonas montanhosas da ilha, onde o Instituto de Meteorologia tem a sua estação meteorológica, as rajadas são ainda fortes, na ordem dos 70 quilómetros hora.

Sugerir correcção
Comentar