Vamos ouvir Ângela Ponte e voltar aos botequins do Porto
A estreia mundial de uma obra de Ângela Ponte, a 2ª edição do Prémio Internacional Fundação Casa da Música/Suggia e o regresso aos cafés da Baixa : a 5ª edição do Festival Suggia começa hoje no Porto.
O Progresso, o Majestic, o Guarany e o Galeria de Paris são os quatro cafés onde três violoncelistas - Carolina Matos, Teresa Valente Pereira e Raquel Reis -, hoje e amanhã, a partir das 11h, vão fazer reviver a animação musical que fez história nos botequins portuenses no século XIX e depois se estendeu aos cafés no século seguinte.
No próximo fim-de-semana do festival, regressa o Prémio Suggia. Com realização bienal - a vencedora em 2009 foi a alemã Konstanze von Gutzeit -, o prémio retoma o concurso que foi instituído após a morte de Guilhermina Suggia (1885-1950), por decisão testamentária da que foi a maior violoncelista portuguesa, com reconhecida carreira internacional.
A concurso vão estar, este ano, oito violoncelistas provenientes de igual número de escolas de música e de países da Europa, estando a representação portuguesa nas mãos de Miguel Nuno Fernandes (Academia Nacional Superior de Orquestra, de Lisboa). Os oito instrumentistas farão provas em recitais abertos ao público nas tardes de 3 e 4 de Julho, e serão avaliados por um júri composto por Madalena Sá e Costa (que foi aluna de Suggia e é a presidente honorária do Prémio), Paulo Gaio Lima, Pedro Burmester e David Geringas (violoncelista lituano que foi aluno de Mstislav Rostropovich).
Os três concorrentes apurados para a final participarão no concerto de encerramento, no dia 8 de Julho, em que a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dirigida pelo maestro Michael Sanderling, fará a primeira audição da obra de Ângela Ponte, La mer soulevée. Trata-se de uma peça encomendada pela Casa da Música àquela que é, este ano, a Jovem Compositora Residente na instituição.
Ângela Ponte, nascida em Ponta Delgada, em 1984, é licenciada em Composição pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto. Participou em acções de formação na Universidade do Texas e na Bélgica, e é actualmente aluna do mestrado em Composição na Universidade de Birmingham, no Reino Unido. É autora das peças L"annonce faite à Marie, Timblo e Ekis III.