Bienal de marionetas de Évora com 21 companhias
A 12.ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora, que arranca no dia 31 deste mês, vai contar com a participação de 21 companhias, a maioria portuguesa, a que se juntam outras de diferentes cantos do mundo.
O festival é promovido pelo Centro Dramático de Évora (Cendrev), companhia profissional de teatro responsável pelos Bonecos de Santo Aleixo, marionetas tradicionais do Alentejo, e prolonga-se até 5 de Junho, integrando o calendário nacional e internacional da especialidade.
O programa, ontem revelado pela organização, prevê mais de 60 espectáculos, em diversos espaços de rua do centro histórico da cidade e no Teatro Garcia de Resende.
Além das nove companhias portuguesas, participam três de Espanha, duas de Itália e Dinamarca e uma de Alemanha, Inglaterra, França, Brasil e Argentina. No que toca a exposições, no edifício do Grupo Pró-Évora, a bienal vai ter patente uma colecção de bonecos da Família Monticelli de Ravena, Itália.
A Bienal de Évora realizou-se pela primeira vez em 1987 e constitui, segundo os promotores, "um dos grandes festivais europeus da especialidade".