Huckabee diz não a candidatura presidencial

Foto
"O meu coração diz que não"

Mike Huckabee, o antigo governador do Arcansas, ex-candidato presidencial e actual comentador político da cadeia Fox News pôs fim a todas as especulações e anunciou que não vai correr atrás da nomeação republicana para a Casa Branca em 2012. "Tudo o resto diz sim, mas o meu coração diz não", justificou, na nota final do seu programa de sábado à noite.

A eventual candidatura de Huckabee era praticamente um dado adquirido nos meios conservadores, que depositavam enormes expectativas na sua popularidade para derrotar o Presidente candidato à reeleição Barack Obama. Entre os putativos candidatos republicanos, Huckabee era considerado um dos competidores mais temíveis: as suas fortes credenciais de "conservador social" garantiam-lhe vantagem nos estados do Iowa e Carolina do Sul, vitais para a vitória.

O próprio foi alimentando a ambiguidade quanto ao seu futuro político, ora dando passos que indicavam a vontade de fazer campanha, ora insinuando que acabaria por ficar de fora. "Não sou dos que pensam que o futuro do mundo está dependente do anúncio da minha candidatura", disse ao Washington Post quando se intensificaram os rumores de que estava disposto a avançar.

A ambivalência acabou com uma declaração televisiva que apanhou de surpresa até o seu círculo mais restrito de conselheiros. "Nas últimas semanas, todos os factores externos, todos os sinais e todas as respostas apontavam fortemente para uma candidatura", sublinhou Huckabee, acrescentando que, tomada a decisão, sentiu uma "inexplicável paz interior".

A desistência de Huckabee liberta uma parcela de 25 a 30 por cento do eleitorado republicano que consistentemente o apontava como favorito, e deixa caminho livre para uma eventual candidatura da ex-governadora do Alasca Sarah Palin, que, tal como ele, tem um espaço semanal de comentário na Fox News.

Sugerir correcção