Liquid na Merendinha

Faltam mesas, cadeiras, música ambiente e até álcool. Mas sobram smoothies nutritivos e shots revigorantes. É o pequenino Liquid, um minibar que quer fazer do alfacinha Chiado uma zona muito mais saudável.

Liquid na Merendinha Joana Freitas / PUBLICO
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Liquid na Merendinha Joana Freitas / PUBLICO

Um passo é o que basta para reconhecer um espaço que se resume a um balcão a todo o comprimento e a dois banquinhos em madeira, desencantados numa loja de velharias, encostados à montra com vista para os passantes da Rua Nova do Almada. Mas para lá da vitrina do balcão em madeira e vidro abre-se todo um mundo de cores e sabores do juicing, uma nova tendência que já conquistou adeptos um pouco por todo o mundo (Gwyneth Paltrow, Liv Tyler ou Angelina Jolie estão entre os famosos que a casa gosta de referir como exemplo). Desde Abril, o Liquid assentou arraiais no glamouroso Chiado, no espaço emblemático do anterior Merendinha Bar, que, depois de um ano a deixar muitos com saudades da sua famosa e refrescante limonada, reabriu mais líquido, espremido pelas mãos de Teresa Alves Barata e José Salazar.

A ideia surgiu na sequência das muitas viagens que fazem: ambos trabalham para uma multinacional de dispositivos médicos, funções que os levam um pouco a todo o lado e que fazem com que sejam "sensíveis a questões relacionadas com alimentação e saúde". "Os quiosques de sumos de fruta e legumes despertaram a nossa curiosidade", particularmente os shots de wheatgrass (erva de trigo, isto é, as folhas mais jovens da planta) em Amesterdão, cidade em que, lembra Teresa, "é impressionante a quantidade de pessoas que todos os dias procuram a bebida". Assim que a provou, confessa, tornou-se fã. Depois, veio a revelação: por Portugal não havia nada igual, apenas umas lojas de sumos. "Quisemos logo trazer este novo conceito para Portugal, uma forma de alimentação saudável e saborosa, similar à que encontramos nas nossas viagens", recorda Teresa. Foi então que a oportunidade surgiu em forma de Merendinha.

Os dois sócios não se limitaram, porém, a dar a este antigo bar uma nova vida; criaram à sua volta todo um novo conceito, ao mesmo tempo que recuperaram aquilo que o espaço já foi. E foi assim que os azulejos que faziam o gosto da última gerência foram arrancados, deixando a pedra à vista - parte da qual, aliás, teve de ser substituída, dado o mau estado -, e as novas caixilharias de alumínio foram trocadas pelas "velhas" em ferro; tudo com a ajuda da arquitecta Benedita Zamith e com desenho de interiores assinado por Mónica Correia Mendes. O resultado: um lifting total ao espaço. E, sublinhe-se, da velhinha Merendinha, fundada em 1936 pelo carismático sr. Outerelo, apenas restam as velhas paredes.

NeoMerendinha

Do cardápio do histórico bar apenas sobrou a afamada e saudosa limonada. O objectivo dos dois sócios era "trazer novos hábitos aos portugueses". Logo, as sandes de presunto, fiambre, queijo ou mistas desapareceram. No seu lugar, há propostas mais modernas e cosmopolitas, sejam wraps, saladas, sopas, pastéis ou mesmo, para os mais gulosos, novos bolinhos. Já as bebidas que por ali se costumavam pedir, de cervejas a refrigerantes, não encontraram espaço nas novas prateleiras. Agora os líquidos desta Liquid são todos preparados no momento, "para não perderem as suas propriedades nutritivas", e são os reis do menu.

Mas afinal que beberagens são estas que prometem ser o "complemento essencial para quem procura praticar uma dieta equilibrada e cuidar do seu bem-estar físico" e que garantem apresentar "muito mais benefícios que quaisquer outras bebidas comercializadas"? Em grande destaque estão os smoothies que vêm para revolucionar o conceito de sumo. "A diferença", explica a proprietária, "reside no facto de o sumo ser o resultado da fruta ou vegetal espremidos e os smoothies aproveitarem a fruta ou o vegetal inteiros". O resultado, que inclui ainda sumo de fruta e gelado de iogurte ou banana - que lhes confere a textura cremosa -, é uma bebida mais nutritiva que um simples suco e capaz de constituir um alimento completo, principalmente quando se opta pelo copo maior. À disposição, existem embalagens de 335ml, 474ml e 591ml; todas biodegradáveis ou recicláveis, importadas de Inglaterra pelos proprietários.

No fundo, trata-se de "uma nova maneira de [os clientes] ingerirem a sua dose diária de fruta e vegetais", ao mesmo tempo que podem escolher mediante as suas necessidades: o menu especifica as substâncias de cada bebida e no bar não será difícil ter acesso a informação sobre as propriedades de cada uma daquelas.

Veja-se o caso, por exemplo, de um Peter Pan, preparado com morangos, frutos silvestres, bananas e laranjas e que combina qualidades depurativas, promovendo a produção de hemoglobina ao mesmo tempo que ajuda o controlo do colesterol. Ou da Poção Mágica, que, dizem, é indicada para melhorar o sistema imunitário (onde é que já se viu um Obélix doente?) e é elaborada com banana, manga, laranja e gelado de iogurte.

E se as propriedades das frutas e dos vegetais não forem suficientes? Então, a Liquid sugere adicionar aos sumos (como os Detox, com abacaxi, laranja, limão e wheatgrass; ou Popeye, com cenoura e, obviamente, espinafres) e aos smoothies superalimentos como bagas goji (com propriedades anti-envelhecimento), espirulina (que ajuda a controlar os níveis de colesterol), guaraná (para combater o stress e o cansaço) ou camu camu (rico em Vitamina C).

Liquid na Merendinha
Liquid na Merendinha Joana Freitas
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Liquid na Merendinha Joana Freitas / PUBLICO
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Liquid na Merendinha
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