Restos mortais de musa de Da Vinci vão ser analisados em Itália

Foto
A famosa obra "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci é já um mistério secular DR

Os cientistas acreditam que este projecto poderá contribuir para que alguns dos mistérios que rodeiam a famosa obra do pintor italiano sejam revelados, nomeadamente concluir se Lisa Gherardini Del Giocondo (1479-1542) foi a verdadeira modelo de uma das obras mais célebres do mundo.

Conforme adianta a agência italiana Ansa, o grupo de investigadores, apoiado pelo Comité Nacional para a Promoção do Património Histórico, Cultural e Ambiental italiano, tem como principal objectivo analisar o ADN para proceder a uma reconstrução da fisionomia dos restos mortais que serão analisados.

Silvano Vinceti, historiador de arte e responsável pelo projecto, anunciou que as escavações no Convento de Santa Úrsula estão programadas para o final de Abril.

As técnicas utilizadas neste projecto serão algumas das colocadas em prática na investigação em que terão sido identificadas as ossadas do célebre pintor Caravaggio, projecto também liderado por Vinceti, diz o "The Seattle Times".

Esta investigação terá como base técnicas de antropologia forense, as quais implicarão a recolha das ossadas para que através das mesmas se possam analisar características específicas, tais como a estrutura óssea e vestígios de possíveis doenças. Factores que permitirão concluir se os resultados correspondem ao que é conhecido da vida de Gherardini.

O ADN dos restos mortais exumados será também comparado com o extraído dos ossos de alguns dos filhos de Lisa Gherardini, igualmente sepultados numa basílica em Florença.

Caso os fragmentos do crânio sejam encontrados, o grupo de investigadores poderá ainda proceder a uma reconstrução facial, etapa crucial para concluir se Gherardini é mesmo a famosa "Mona Lisa".

A identidade da mulher que inspirou Leonardo da Vinci tem sido um mistério ao longo dos séculos, contudo segundo a tese mais defendida pelos historiadores, Lisa Gherardini Del Giocondo, mulher de um rico comerciante de seda chamado Francesco del Giocondo, terá sido a modelo representada pelo pintor, apesar da inexistência de prova documental.

Também conhecido por “La Gioconda”, o quadro foi pintado entre 1503 e 1506 e representa uma figura feminina com uma expressão instrospectiva e com um enigmático sorriso. A obra que se tem revelado um verdadeiro mistério secular para os investigadores e apreciadores de arte pode ser vista no Museu do Louvre, em Paris.

Sugerir correcção
Comentar