Trabalhadores da Moveaveiro fazem greve parcial nos últimos dias de cada mês
A decisão foi aprovada durante um plenário realizado hoje à tarde, que contou com a presença de cerca de 60 dos 150 trabalhadores da empresa municipal de transportes.
“Se os trabalhadores não receberem o salário no dia 20 ou no primeiro dia útil imediatamente a seguir, começam a fazer greve no início de cada jornada de trabalho, até que lhes seja pago o vencimento”, disse Jaime Ferreira, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).
De acordo com o mesmo responsável, o STAL vai enviar os pré-avisos de greve para todos os meses a partir de Abril até ao final do ano.
A paralisação surge como forma de protesto contra o atraso “sistemático” no pagamento do salário por parte da Moveaveiro, “violando” o que está estipulado no acordo de empresa.
“O acordo prevê que o dia de pagamento é o dia 20 e em casos excepcionais o dia 25, mas o excepcional não pode passar a ser regra”, realçou Jaime Ferreira, afirmando que, durante o último ano e meio, “apenas duas vezes pagaram no dia 20”.
Já este ano, os trabalhadores receberam o vencimento de Janeiro no dia 31, o de Fevereiro no dia 25 e o salário de Março foi pago esta terça-feira.
Os trabalhadores da Moveaveiro reclamam as mesmas condições dos trabalhadores da Câmara de Aveiro.
“Se o presidente da Câmara e todos os trabalhadores do município recebem no dia 20, então os trabalhadores da Moveaveiro também devem receber no mesmo dia, até tendo em conta o cumprimento do acordo da empresa”, diz o sindicalista.
Jaime Ferreira realça ainda que “o acordo de empresa está publicado no boletim de trabalho e emprego e não se pode fazer tábua rasa disso”, sublinhando que os trabalhadores têm compromissos assumidos, nomeadamente com a banca.