Torne-se perito

Santos Silva em Washington com Comando NATO na agenda

Foto
Augusto Santos Silva

O ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, vai a Washington a 30 de Março para um encontro com o secretário da Defesa, Robert Gates, em que deverá ser analisado o possível apoio norte-americano às pretensões de Portugal de manter o comando da NATO em Oeiras, apurou o PÚBLICO.

No Pentágono, segundo uma fonte do ministério, os dois responsáveis vão analisar assuntos das "relações bilaterais". No entanto, fontes consultadas pelo PÚBLICO admitem que o comando de Oeiras seja discutido entre Santos Silva e Gates.

Um em três

Actualmente, Portugal detém em Oeiras um dos três comandos regionais da NATO (de nível dois). A nova estrutura prevê apenas dois comandos deste nível, mais um comando naval e outro marítimo (de nível 3). O que pode fazer descer o comando de Oeiras na hierarquia, ao nível de comando naval. Essa reestruturação deverá concretizar-se até Junho de 2011.

A estrutura da Aliança Atlântica tem um comando estratégico em Mons, na Bélgica, e três comandos regionais - Oeiras, Nápoles (Itália) e Brunssum (Holanda) - além de comandos aéreo, naval e terrestre. A Aliança tem em curso uma reestruturação cujas linhas gerais foram aprovadas na Cimeira de Lisboa, em Novembro de 2010,

No final da cimeira, o primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou-se "absolutamente convencido" de que Portugal irá manter o comando, recusando a ideia de que o comando naval significa "uma despromoção". O Governo não tem "nenhum motivo para duvidar que Portugal vai continuar a ter uma bandeira NATO no seu território", acrescentou.

Sugerir correcção