Nova alta do preço do petróleo próxima do histórico dos últimos dois anos
O petróleo para entrega em Abril estava a ser negociado por volta das 21h45 no mercado de Londres, que serve de referência a Portugal, com uma subida de 4,108 por cento face à sessão de ontem, que, embora tenha recuado face ao final da semana passada, esteve sempre acima da barreira dos 110 dólares. Desde o início do ano, a subida do Brent é superior a 20 por cento
Os repetidos receios de que outros países do Norte de África e do Médio Oriente, para além da Líbia, sofram perturbações na exportação de petróleo por eventuais turbulências políticas voltaram a fazer disparar o preço do crude para perto de 117 dólares, o valor máximo desde o Verão de 2008.
Mesmo assim, permanece abaixo do recorde de 11 Julho de 2008, quando o crude superou os 147 dólares.
No mercado de Nymex, em Nova Iorque – onde o preço do crude não tem escalado a um ritmo tão acelerado como na Europa – o petróleo para entrega no próximo mês bateu também hoje os 99,63 dólares, uma progressão de 2,66 dólares em relação à última sessão.
Por isso, perante o comité dos bancos do Senado norte-americano, o presidente da reserva Federal (Fed), Ben Bernanke, mostrou-se preocupado com uma eventual alta prolongada do preço do petróleo.
“O mercado não descola da direcção dos acontecimentos” na África do Norte e do Médio Oriente, comentou à AFP Phil Flynn, do PFG Best Research.