Anónimo arremata obra de Picasso por 30 milhões de euros
Pintura de 1932 retrata Marie-Therese Walter, que foi modelo e amante do pintor espanhol
Uma obra em que Picasso retrata a sua jovem amante Marie-Therese Walter foi leiloada ontem, em Londres, por 25,2 milhões de libras - quase 30 milhões de euros, bastante acima das estimativas (entre 14,2 e 21,3 milhões).
A identidade do comprador, que licitou por telefone, não é conhecida. O intermediário no negócio foi um executivo da própria Sotheby"s (a empresa que organizou o leilão), que, segundo a agência Bloomberg, costuma trabalhar para clientes russos.
Chamado La Lecture, o quadro mostra uma mulher a dormir num cadeirão, com um livro aberto no colo. Foi pintado em 1932, numa altura em que Marie-Therese Walter (que serviu de modelos para vários outros quadros) tinha 21 ou 22 anos. A jovem e o pintor tinham-se conhecido alguns anos antes, quando a Walter tinha apenas 17 anos e Picasso, 45 - os dois tiveram uma filha.
Segundo uma porta-voz da leiloeira, há coleccionadores que estão interessados especificamente nos quadros que Picasso pintou tendo como modelo a jovem amante. La Lecture (que estava na posse de um coleccionador americano) já tinha ido a leilão em 1996, mas não fora arrematado.
A segunda obra mais cara foi uma escultura de bronze do italiano Marino Marini, vendida por cerca de 4,8 milhões de euros. Já o quadro Le maître d"école, de Magritte, foi vendido por quase 2,6 milhões.