O jogo dos perfumes

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Para experimentar o Sensorium, deve ir às lojas Perfumes e Companhia do Centro Comercial Oeiras Parque e do Centro Comercial Colombo, em Lisboa

Comprar um perfume não é tão fácil como parece. E vendê-lo ainda menos. A YDreams criou em Portugal um sistema tecnológico que ajuda o consumidor a escolher o aroma que mais lhe convém.

Um perfume é uma questão de pele e cada pele gosta de um aroma. Aquele cheiro de que gostámos em alguém pode ficar completamente diferente quando colocado no nosso corpo. É que a escolha de uma fragrância nem sempre é fácil.

Quando entramos numa perfumaria e olhamos para a quantidade de opções, quase que dá vontade de desistir. Quando se arrisca e se começa a cheirar - dizem os experts -, a partir do terceiro perfume o nosso nariz deixa de ter a capacidade de os distinguir. Então, como escolher o mais adequado? Perfumes mais especiados ou mais frutados? Mais suaves ou intensos?

A empresa portuguesa especializada em tecnologias de interacção, a YDreams, criou uma máquina para ajudar o consumidor a escolher o perfume mais adequado. Mas não só - também ajuda as marcas perfumistas a vender os seus produtos. A máquina foi criada a pedido da divisão de luxo do grupo L"Oréal Portugal, que sentiu que faltava no circuito de distribuição um elemento inovador que constituísse uma experiência nova e diferente do que existe.

"Os perfumes existem há séculos e são sempre apresentados de forma parecida. Pareceu-nos que havia aqui a possibilidade de criar uma experiência sensorial "impactante"", disse à Pública o director da divisão de luxo da L"Oréal Portugal, Nuno Paiva Brandão.

A escolha da YDreams, por ser um parceiro tecnológico "de classe mundial", foi o ponto de partida para a criação do Sensorium, que se tornou numa realidade em menos de seis meses. A necessidade, segundo o director da L"Oréal, resulta do facto de os clientes se estarem a afastar das perfumarias. Há alguns anos, explica Nuno Paiva Brandão, a maior parte das pessoas comprava muito os coffrets (que juntam numa embalagem perfume e outros cosméticos com o mesmo aroma) para oferecer de presente. Hoje, trocam os coffrets por um objecto tecnológico. "Era necessário reencantar o consumidor relativamente às perfumarias e, para isso, era preciso modernidade", reforça.

O que é o Sensorium?

A sedução ao consumidor começa a fazer-se na montra da loja, através de efeitos interactivos como vídeos ou imagens de campanhas. Estes podem ter efeitos especiais com estrelas virtuais, água ou imagens abstractas. Uma forma de atrair o consumidor para o interior da loja.

O Sensorium é como uma gôndola, com cerca de 2,40 metros, que tem nas asas 15 perfumes femininos e 15 masculinos como opção. Na zona central desta máquina, encontra-se o ecrã interactivo onde o consumidor vai fazer a escolha dos perfumes. "Não é um touchscreen. É um sistema de sensores, bastando aproximar a mão da máquina", explica António Câmara, da YDreamns. A partir daqui tudo funciona como se fosse um mini-jogo: basta responder às perguntas que a máquina vai fazendo para dar as pistas que ajudem a chegar à selecção final dos três perfumes certos para cada pessoa.

As conselheiras técnicas das perfumarias também vão estar equipadas com smartphones que permitem reproduzir a máquina, sem ser preciso estar frente a ela, e com a vantagem de terem ainda mais conhecimentos do que o Sensorium; além disso, têm informação sobre todos os perfumes da divisão da L"Oréal de luxo (mesmo sobre os que não estão expostos na máquina): o ano de criação, as notas ou a família olfactiva, etc.

"O sistema de navegação que a YDreams desenvolveu é muito fácil de utilizar e é um factor gigantesco a nível de aconselhamento nas lojas. O serviço final ao consumidor vai ser muito melhorado", refere o director da L"Oréal. E por que desenvolveu a YDreams esta máquina para perfumes e não para os cosméticos? Porque é uma categoria extremamente sedutora e porque é a que mais vende (representa cerca de 60 por cento do volume de vendas da L"Oréal). Nuno Paiva Brandão não resiste a dizer que o perfume é um prolongamento da personalidade. "Há quem tenha a ideia de guarda-roupa de perfumes, aquelas pessoas que mudam de perfume conforme a ocasião ou a estação do ano. Para estas pessoas, a experiência vai ser sempre diferente."

Exportar

O passo seguinte para esta ferramenta que ajuda a vender perfumes é a internacionalização, tendo como primeiro alvo países europeus, por exemplo França. Dentro de uma semana, os directores da L"Oréal Europa vêm conhecer e avaliar. "Há um grande fascínio pela máquina e um efeito-surpresa porque não se espera que em Portugal surja uma solução deste tipo, que não existe em nenhuma parte do mundo. Isso deixa-nos muito orgulhosos, porque foi um projecto concebido, desenvolvido e fabricado em Portugal", realça Nuno Paiva Brandão.

A máquina Sensorium foi feita por uma empresa de Palmela, a Setecom. António Câmara conta um episódio que ilustra a razão por que ainda pensamos que tudo o que é novo e bom só pode surgir no estrangeiro. "Há uns anos, e para desenvolver um projecto, tivemos uma proposta sofisticada de uma empresa de design industrial de topo espanhola e outra mais simples de uma pequena empresa da Moita. Escolhemos a espanhola, mas correu tudo tão mal que acabámos por mudar para a empresa da Moita, que conseguiu o que queríamos e como queríamos a tempo."

Quanto aos valores deste investimento, o director da L"Oréal não avança números. Diz apenas que estava completamente fora do alcance da filial portuguesa. A L"Oréal é o grande gigante da cosmética, representado em 139 países e com um lucro global previsto para este ano de 20 milhões de euros (17,5 no ano passado). "Dentro de um grupo com a nossa dimensão, há um certo imobilismo e resolvemos criar e encantar o consumidor através de um valor acrescentado que não existe noutra parte do mundo", defende Nuno Paiva Brandão.

Para a economia portuguesa, quanto mais réplicas desta máquina se fizerem, melhor. "O hardware e software estão prontos, é só adaptar alguns pormenores de cariz cultural quando se pensar na exportação. E temos várias ideias latentes, que, assim que estiverem disponíveis certas tecnologias, permitem realizar diversos upgrades à máquina", diz António Câmara. Por exemplo, a sua aplicação à área da maquilhagem.

O entusiasmo do responsável da YDreams é tal perante as possibilidades do Sensorium que não resiste a pensar no que será este produto dentro de três ou quatro anos - vê um robôque adivinha o estilo de vida de cada indivíduo, deita o cheiro do perfume certo para essa pessoa e interage com ela. "Entrando no delírio completo, pode ser um Mini-Mi [personagem do filme Austin Powers] que, ao passar pelos seres humanos, pergunta: já pôs o seu perfume?" a

mito@publico.pt

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