José Rodrigues é o homenageado do Plast&Cine deste ano
José Rodrigues é o artista plástico homenageado na segunda edição do Plast&Cine, encontro multidisciplinar ligado às artes, que vai decorrer amanhã e domingo, em Lamego. Exposições de algumas das obras de José Rodrigues, antestreia de um documentário sobre o artista e um congresso, no qual este irá partilhar algumas das suas memórias de uma vida ligada às artes plásticas, são algumas das iniciativas incluídas neste evento, que é organizado pela Câmara de Lamego em parceria com a Edições Cão Menor.
O ex-Presidente da República Mário Soares, a ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima e o vencedor do Prémio Camões de 2006, o escritor angolano Luandino Vieira, são algumas das presenças confirmadas na homenagem a José Rodrigues. O artista plástico, que esculpiu o Cubo instalado no chafariz da Praça da Ribeira, no Porto, sucede à presidente da Sociedade Portuguesa de Belas-Artes, Emília Nadal, a homenageada do ano passado que já confirmou a sua presença na edição deste ano de reconhecimento a José Rodrigues.
Toda a programação cultural da segunda edição do Plast&Cine vai, então, girar em torno da vida e obra do artista que acolhe e divulga novos talentos na Fábrica - Fundação Escultor José Rodrigues, que criou no Porto. Além da exposição de algumas das suas criações, uma delas na Avenida do Visconde Guedes Teixeira, em Lamego, decorre também a ante-estreia do documentário José Rodrigues, Esculpindo Memórias, amanhã, às 21h10. Com discursos na primeira pessoa, o filme mostra as obras e os lugares significativos na vida do artista.