Tulipeiro do Museu dos Biscainhos foi classificado

Um tulipeiro do Museu dos Biscainhos de Braga, com 270 anos e 27,4 metros de altura, foi classificada como árvore de "interesse público" pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), disse à Lusa fonte do organismo. A direcção do museu adiantou que a árvore deve ser o exemplar arbóreo representado no mapa da cidade de Braga datado de 1775 cuja autoria é atribuída ao arquitecto André Soares, autor de diversas construções de relevo na cidade.

Pelas suas "qualidades extraordinárias" a árvore foi classificada ao abrigo do artigo 14.º do Decreto-Lei 159/2008. O Museu dos Biscainhos conserva no seu vasto jardim histórico esta árvore bissecular - cujo diâmetro da copa atinge os 19,9 metros - da espécie Liriodendron tulipifera L., vulgarmente conhecida por "tulipeiro da Virgínia".

Segundo o museu, "de acordo com o gosto paisagístico do século XVIII, o tulipeiro foi plantado em simetria com um outro exemplar que sobreviveu até ao final da década de 1970. No local deste, foi plantado em 1997 um novo tulipeiro por decisão de Teresa de Almeida d"Eça, na altura a directora do Museu dos Biscainhos". O jardim do Museu dos Biscainhos foi classificado como "imóvel de interesse público" em 1949 e encontra-se aberto ao público desde 1978.

Sugerir correcção