Designer islandês vence concurso da ONU contra a pobreza
O designer gráfico de 44 anos, natural de Reiquiavique, venceu o concurso com o trabalho “We are still waiting” (“Continuamos à espera”, em português). O anúncio apela aos dirigentes mundiais para que se mostrem à altura da promessa de eliminar a pobreza.
“Estou radiante por ter ganho o concurso e espero sinceramente que este anúncio lembre os líderes de que têm de cumprir as suas promessas e realizar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, declarou Einarsson, segundo um comunicado do Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC).
O islandês vai receber o prémio - cinco mil euros patrocinados pela Presidência Espanhola da União Europeia - das mãos da rainha Sofia de Espanha, numa cerimónia que decorrerá em Madrid, no próximo dia 10 de Setembro. A iniciativa é apoiada pelo PÚBLICO, entre outros jornais europeus como o The Guardian, El País, Libération ou La Stampa.
O concurso de anúncios, organizado pela UNRIC em parceria com meios de comunicação social europeus e Centros de Informação da ONU na Europa e apoiado pela Presidência Espanhola da União Europeia, dirigia-se aos cidadãos e residentes na Europa e insere-se numa campanha europeia que visa promover os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
No total, foram recebidos de 34 países mais de 2000 trabalhos, 155 dos quais produzidos por designers portugueses. (Ver galeria dos anúncios portugueses)
“O grau de participação e a qualidade dos anúncios apresentados, tanto por profissionais como por amadores, excedeu todas as nossas expectativas”, admitiu Afsané Bassir-Pour, Directora do UNRIC.
O vencedor foi seleccionado através dos votos do público e por um júri europeu composto por peritos em publicidade, artistas, designers e especialistas em comunicação.
Os 30 anúncios mais votados podem ser consultados no site www.wecanendpoverty.eu