Fátima Marques Pereira é a nova subdirectora da Direcção-Geral das Artes
A DG Artes reformula assim a sua estrutura directiva, tendo um novo director-geral, João Aidos, na sequência da demissão de Jorge Barreto Xavier a 9 de Julho em divergência com a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.
Fátima Marques Pereira é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto –tese na área da Fotografia e doutoranda em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e
Memória – grupo de investigação Memória e Construção de Identidade da Faculdade de
Letras da Universidade do Porto, é ainda docente na ESAP – Escola Superior Artística do Porto e docente convidada da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo.
As mudanças acontecem na esteira de cerca de dois meses de discussão sobre as consequências das medidas de contenção orçamental transversais aos diferentes ministérios e que, no caso da Cultura, representam a cativação de 12,5 por cento das verbas provenientes do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para os organismos dependentes da tutela. A DG Artes é um dos organismos mais afectados pelos cortes orçamentais.
Notícia corrigida às 17h36