Oposição na Turquia com novo rosto e outra direcção
O maior partido da oposição da Turquia - criado por Atatürk, o fundador da Turquia moderna - elegeu ontem um novo líder, numa acção que pode transformar a paisagem política do país.
O Partido Republicano do Povo (CHP), que representa forças secularistas incluindo os militares e altos juízes, escolheu Kemal Kilicdaroglu para substituir o veterano Deniz Baykal, que se demitiu recentemente na sequência de um escândalo sexual.
Kilicdaroglu apoia reformas políticas e económicas e irá agora cortejar eleitores desencantados com o pós-islamita Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan. Baykal tinha-se oposto a estas reformas, inspiradas nas exigências para a entrada na UE, que diminuiriam a influência do poderoso Exército na política, reformariam o sistema judicial e liberalizariam a economia.
Numa das primeiras acções como líder do partido, Kilicdaroglu afastou figuras da "velha guarda" nacionalista, confirmando um rumo reformista.
Kilicdaroglu terá, no entanto, alguma dificuldade em fazer oposição a Erdogan, ainda muito popular entre os conservadores turcos.