Estados Unidos aderiram à Aliança das Civilizações
Os Estados Unidos aderiram à Aliança das Civilizações, reconhecendo o seu valor como "uma importante iniciativa que busca melhorar a compreensão entre as culturas e os povos". Os objectivos e actividades daquela iniciativa conjunta da Espanha e da Turquia complementam a visão que o Presidente Barack Obama tem de empenhamento activo dos EUA com outros países e organizações internacionais, disse o Departamento de Estado.
A Aliança tem como objectivo uma maior compreensão e relações de cooperação entre países e povos, de modo a combater "as forças que alimentam a polarização e o extremismo". Os EUA disseram querer trabalhar com mais 119 países e organizações para fortalecer a iniciativa, cuja próxima reunião será no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de Maio, estando prevista a presença de mais de 2.000 políticos, activistas e jornalistas.
O antigo Presidente português Jorge Sampaio, alto representante nas Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, considerou a adesão "uma oportunidade muito significativa" para "manter o assunto da diversidade cultural no topo da agenda mundial".