Bandeira de Jasper Johns bate recorde

Foto
Uma das obras da série

Entre 1960 e 1966, o artista pop Jasper Johns produziu uma série de pinturas da bandeira americana. Todas obras únicas, mas uma delas é mais única do que as outras: a Flag em questão usa a técnica de encáustico, uma mistura de cores com cera usada na antiguidade clássica, que confere a cada pincelada uma materialidade distinta. Este trabalho, que não era visto em público há 18 anos, foi vendido na terça-feira pela Christie"s de Nova Iorque e estabeleceu um novo recorde (mais um em época de crise). Tornou-se na mais cara obra de Jasper Johns vendida em leilão: 22,5 milhões de euros.

Flag pertenceu a Michael Crichton, o conhecido escritor de ficção científica - autor, por exemplo, de Parque Jurássico -, que comprou esta pintura directamente a Johns, em 1974, e que a tinha pendurada por cima da lareira da sua biblioteca. Nunca teve outro proprietário.

A leiloeira fez saber ao The New York Times que esperava que a venda da obra atingisse um valor entre os 7,9 milhões de euros e os 12 milhões de euros. O valor que atingiu fixou um novo recorde para as obras de Jasper Johns, mas não o recorde da venda de uma obra de um artista vivo. Esse pertence a Benefits Supervisor, de Lucian Freud, vendido por mais de 26,4 milhões de euros, também pela Christie"s de Nova Iorque, em 2008.

Flag foi adquirida por Richard Rossello, negociante de pintura americana, da Pensilvânia. O comprador foi visto a falar ao telemóvel durante todo o leilão, calculando-se que estivesse em representação de um comprador anónimo.

Do leilão (de arte do pós-guerra e contemporânea) faziam parte mais 31 obras da colecção de Crichton, entre as quais trabalhos de David Hockney, Roy Lichtenstein ou Andy Warhol. A colecção foi posta à venda pela viúva e outros familiares, depois de várias disputas entre os filhos do escritor relacionadas com a herança. Clara Campanilho Barradas

Sugerir correcção