Hospedaria do Mosteiro de Tibães é inaugurada hoje
A hospedaria do Mosteiro de S. Martinho de Tibães, em Braga, é hoje inaugurada. A abertura esteve prevista para o final do ano passado, mas o espaço teve que sofrer adaptações de última hora.
Os primeiros clientes chegam a Tibães amanhã. A inauguração é feita hoje pelo Arcebispo de Braga, Jorge Ortiga. A hospedaria será gerida pela Igreja Católica, que delegou a sua exploração num grupo de missionárias francesas. Cinco religiosas da ordem Donum Dei assumem a gestão da unidade hoteleira e do restaurante.
A abertura ao público esteve prevista para o final do ano passado, mas os responsáveis pela recuperação do edifício foram obrigados a fazer algumas adaptações nos últimos meses para responder às exigências técnicas feitas a uma unidade hoteleira.
A hospedaria foi criada na última fase da intervenção arquitectónica em S. Martinho de Tibães, que foi inaugurada em Setembro do ano passado. A ala do hospício e do noviciado do mosteiro, que estavam em ruínas, deram lugar à hospedaria, que tem nove quartos. No mesmo espaço foi também criado o restaurante Eau Vive, com 50 lugares, no espaço do antigo refeitório dos monges beneditinos. Samuel Silva