Palavras da década - P

Phelps

No início da década, Michael Phelps passou relativamente despercebido pelos Jogos Olímpicos de Sydney, mas os sinais de grandeza já estavam por lá: foi 5º nos 200 metros mariposa apenas com 15 anos. O americano não é só o melhor nadador da década, é o melhor de sempre. Conquistou 14 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, 23 em campeonatos do mundo e estabeleceu 37 recordes mundiais. O ponto alto aconteceu nos Jogos de Pequim, em 2008, quando ganhou oito títulos.


M.A.
Portátil

No início da década, os computadores portáteis estavam muito perto de ser artigos de luxo, com preços feitos a pensar nos executivos que precisavam de mobilidade. Hoje são a alternativa mais comum para quem compra um computador (muitos modelos ficam abaixo das poucas centenas de euros). Pelo caminho, deixaram de ser apenas instrumentos de trabalho ou lazer e passaram também a ser objectos de design. O ano de 2008 foi aquele em que a venda de portáteis ultrapassou a dos computadores de secretária.


J.P.P. Post

É um artigo que se escreve num blogue. Pode conter texto, mas também vídeo, áudio, fotografias e links para outros sítios na Web. É escrito pelo blogger ou bloguista no seu blogue e cada post pode ter uma caixa de comentários que ali serão colocados por quem o leu. Um post bem escrito e bem feito pode trazer a fama. Muitos blogues deram livros. E muitos já chegaram aos ecrãs de cinema.


I.C. Putin

O Ocidente sonhou para a Rússia um destino capitalista e liberal, que a era Ieltsin se encarregou alegremente de destruir. Dos escombros do caos, da especulação e da guerra tchetchena, emergiu o antigo espião, árbitro de uma vasta rede de interesses obscuros, que numa década tomou conta da Economia e a submeteu ao controlo do Estado. Putin governa sob a sua aura de herói-macho que restaura o orgulho da velha Rússia e resgata a humilhação do fim da URSS. O gás natural e o petróleo, que já eram importantes na era soviética, são hoje instrumentos de poder bem mais eficazes do que os mísseis balísticos.


M.G.
Sugerir correcção
Comentar