Telhados de várias casas destruídos por "ventos fortes e repentinos" em Canidelo

O alerta foi dado pelas 09h00. "Por volta das 9 horas recebemos um alerta dos moradores do Monte da Luz, Canidelo, para a passagem de um tornado naquele local. Quando chegámos vimos os telhados de mais de uma dezena de habitações arrancados. Agora as coisas estão perfeitamente calmas. Terá sido uma situação causada por ventos fortes, repentinos, mas breves", descreveu o comandante Salvador Almeida.

Não houve vítimas dos "ventos fortes" que passaram pela zona, mas o episódio "deixou um rasto de destruição, num local alto, muito frontal ao oceano, na embocadura do rio Douro", acrescentou o responsável.

Várias casas ficaram sem telhado, mas o responsável dos Sapadores de Gaia acredita que as famílias afectadas possam permanecer nas suas habitações, porque os bombeiros estão a ajudar a colocar novas telhas nos telhados. "No local estão 11 homens a ajudar as pessoas a repor as telhas nos telhados", refere Salvador Almeida.

O Instituto de Meteorologia não consegue, para já, confirmar o que aconteceu naquele local. "Foi um fenómeno muito localizado e muito breve e não passou em nenhuma das nossas estações, portanto não temos registo instrumental dele. Para além disso, a zona em causa está no limite do nosso radar. Só poderemos dar indicação do que terá sido através de testemunhos e registo fotográfico ou vídeo, ao qual ainda não tivemos acesso", disse à Lusa fonte do instituto.

Sugerir correcção
Comentar