Campanha de Natal para sensibilizar condutores arranca hoje
Com o tema “Chegue vivo a casa de quem mais gosta”, a campanha de Natal, que se prolonga até 3 de Janeiro, conta ainda com a colaboração dos Governos Civis, das Entidades Gestoras das Vias e da Estradas de Portugal.
Spots nas rádios nacionais e regionais, filmes nas televisões e painéis de mensagens nas estradas são as principais vertentes da campanha da ANSR, que tem como principal objectivo alertar e sensibilizar os condutores e passageiros para a redução da velocidade e excesso de álcool.
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, mais de um terço dos condutores mortos em acidentes rodoviários tinha excesso de álcool no sangue e a maioria dos acidentes mortais é causada por excesso de velocidade.
Com esta campanha, a ANSR pretende garantir a “segurança rodoviária” e a “consecutiva diminuição da sinistralidade” nas estradas de Portugal Continental, numa altura em que se assiste ao aumento da intensidade do trânsito devido à deslocação de famílias para passarem o Natal e, no final do ano, para locais de lazer.
Os 18 Governos Civis vão desenvolver campanhas a nível distrital, através da colocação de mensagens nos jornais distritais, distribuição de desdobráveis, acompanhamento das acções de sensibilização e fiscalização das forças de segurança, nomeadamente ao longo da fronteira com Espanha, adianta a ANSR.
De acordo com a ANSR, as vias de maior incidência desta campanha serão os IP’s, os IC’s, a rede de auto-estradas, os principais eixos rodoviários de acessos aos grandes centros urbanos, nos períodos de maior fluxo de trânsito e zonas de acumulação de acidentes. Em Dezembro do ano passado, morreram nas estradas portuguesas 70 pessoas.