Privatização do BPN decorrerá num prazo de seis a nove meses

Fernando Faria de Oliveira salientou que o processo de privatização do BPN foi iniciado com a aprovação de uma lei e que o caderno de concursos será divulgado “logo que as avaliações sejam concluídas”.

“O processo tem seus trâmites legais que estão em curso e acontecerá num período normal de privatização de seis a nove meses”, afirmou o responsável da CGD.

Faria de Oliveira disse estar disponível para prestar esclarecimentos ao Parlamento sobre a privatização do BPN, instituição onde o Estado já injectou mais de três mil milhões de euros, desde a nacionalização, para cobrir o “buraco financeiro” deixado pela antiga administração.

O presidente da CGD recebeu o prémio de Personalidade do Ano da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, num jantar que assinalou os 97 anos da instituição.

Faria de Oliveira elogia sistema bancário brasileiro

Faria de Oliveira recebeu a homenagem da mais antiga instituição portuguesa de São Paulo, na sequência da retoma das actividades da CGD no Brasil, no primeiro trimestre deste ano.

No discurso, o responsável sublinhou que a CGD regressou este ano ao Brasil, país onde se implantou no século XIX, perante “oportunidades excepcionais” para reforçar as relações entre os dois países.

“A força do mercado brasileiro e as medidas adoptadas pelo Governo fizeram com que a crise global não afectasse demasiadamente o país”, afirmou.

“O sistema bancário brasileiro é sólido, seguro, credível”, disse, ao elogiar as recentes reformas económicas realizadas desde 1994, com a implantação do Plano Real, responsável pelo fim da inflação. Faria de Oliveira elogiou o trabalho do Presidente Lula da Silva e comparou o mandatário brasileiro ao líder sul-africano Nelson Mandela.

“Um banco deve estar onde estão os seus clientes. A CGD tinha que estar no Brasil por força da comunidade portuguesa”, afirmou.

“O triângulo Brasil, Portugal, Angola e Moçambique é verdadeiramente estratégico e a CGD tudo fará para cumprir sua vocação de servir os seus clientes”, disse.

O Banco Caixa Geral Brasil iniciou operações com capital de 42,4 milhões de euros, oferecendo financiamentos de projectos e comércio exterior, operações de câmbio, assessoria a fusões e aquisições.

O objectivo do banco estatal português é estar entre os 50 maiores bancos com operações no mercado brasileiro até 2012.

Sugerir correcção
Comentar