"Up in the Air" domina nomeações para os Globos de Ouro

Foto

E à terceira longa-metragem, Jason Reitman domina a corrida aos Globos de Outro, os prémios da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood: "Up in the Air", nova aventura do realizador de "Juno", está em jogo até à cerimónia de entrega de prémios em Janeiro com um total de seis nomeações nas categorias principais: Melhor Filme Dramático, Melhor Realizador, Melhor Argumento e Melhor Actor num Filme Dramático (George Clooney). "Up in the Air" concorre até consigo mesmo: duas nomeações na categoria de Melhor Actriz Secundária (Vera Farmiga e Anna Kendrick).

O preferido, portanto, dos 85 membros da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood com voto naquele que costuma ser visto como o mais fidedigno termómetro para as aventuras da grande corrida do ano: a dos Óscares.

Naturalmente, isto pode querer dizer tudo e não querer dizer nada: na categoria de Melhor Filme e Melhor Realizador, por exemplo, "Up in the Air" concorre com "Avatar", de James Cameron, que, apesar de ter agora menos nomeações - quatro, contando com Melhor Banda Sonora e Melhor Tema Original - poderá ser mais bem sucedido quando o que estiver em causa forem as estatuetas douradas da Academia.

Mas, de regresso aos Globos: "Nine", a homenagem de Rob Marshall ao mítico "8 ½", de Fellini, é o segundo maior nomeado: Melhor Comédia (contra "Days of Summer", "The Hungover", "It's Complicated" e "Julie & Júlia"), Melhor Actor em Comédia (Daniel Day-Lewis contra  Matt Damon por "O Informador" ou Robert Downey Jr. por "Sherlock Holmes"), Melhor Actriz (Marion Cotillard contra Sandra Bullock por "The Proposal", mas também contra um peso-pesado com duas nomeações: Meryl Streep, tanto por "It's Complicated" como por "Julie & Júlia", e contra outra Julia, Julia Roberts, por "Duplicity"). As duas últimas nomeações de "Nine" são para Melhor Tema Original e Melhor Actriz Secundária - Penélope Cruz, contra Vera Farmiga e Anna Kendrick ("Up in the Air"), mas também contra Julianne Moore por "A Single Man" e Mo'Nique por "Precisous").

"Precisous", então: três nomeações para o filme com incondicional apoio de Oprah Winfrey, incluindo Melhor Filme Dramático e Melhor Actriz; apenas menos uma nomeação do que as quatro conseguidas pelo épico de guerra de Quentin Tarantino.  "Inglourious Basterds" está nomeado como Melhor Filme Dramático, Melhor Realizador, Melhor Argumento e Melhor Actor Secundário (o austríaco Christoph Waltz, que aos 53 anos chega a Hollywood depois do prémio de interpretação de Cannes). Outros actores em jogo: Jeff Bridges ("Crazy Heart"), Colin Firth ("A Single Man"), Morgan Freeman ("Invictus") e Tobey Maguire ("Brothers") para Melhor Actor em Filme Dramático; na categoria de Melhor Filme Estrangeiro concorrem "Los Abrazos Rotos", de Pedro Almodóvar, "Baaria", de Giuseppe Tornatore, "Das weisse Band", de Michael Haneke (Palma de Ouro em Cannes e prémio de melhor filme europeu), "La Nana", segunda longa do chileno Sebastián Silva (Grande Prémio do Júri e Melhor Actriz no festival de Sundance), e "Um Profeta", de Jacques Audiard (Grande Prémio do Júri em Cannes e estreia portuguesa no último dia do ano)  

Sugerir correcção
Comentar