Carvalhal promete uma surpresa com Izmailov
Desde 2 de Maio, frente à Académica, que Izmailov não entrava numa convocatória, devido a uma lesão no joelho direito, e Carvalhal deu a entender que poderá utilizar o médio russo. “É um jogador de enome capacidade. É um “leão” de raça. Vai jogar se for preciso”, comentou Carvalhal, atribuíndo-lhe grande polivalência: “Sei qual é a sua posição preferencial e se calhar poderá ser uma surpresa para vocês onde ele vai jogar amanhã [hoje]. Há quatro posições em que ele pode jogar.”
Quanto a Stojkovic, o técnico leonino já tinha dado a entender que ele, como todos os outros jogadores do plantel, partia do zero em termos disciplinares e, ao terceiro jogo, é a primeira vez que o chama, sendo que não chegou a comentar a sua opção porque a convocatória foi divulgada após conferência de imprensa.
Para Paulo Bento, Stojkovic deixou de existir como jogador do Sporting a 7 de Dezembro de 2008, dia em que foi convocado pela última vez (mas nem no banco ficou frente ao Basileia). O guarda-redes sérvio continuou a jogar pela selecção do seu país, mas no Sporting não é suplente desde 22 de Março (final da Taça da Liga) e não joga desde 9 de Janeiro do ano passado.
O encontro com o Heerenveen é o terceiro jogo de Carvalhal como treinador do Sporting (depois de Pescadores, para a Taça, e Benfica, para a Liga) e a sua estreia pelo clube de Alvalade em competições europeias. Na Liga Europa o Sporting tem feito bons resultados (líder do grupo, com três vitórias e um empate), precisando apenas de dividir os pontos frente aos holandeses para seguir em frente. Carvalhal sabe das necessidades pontuais do Sporting, mas não quer jogar para o empate: “Queremos instituir uma cultura de vitória, queremos 11 ‘leões’ em campo.”
Carvalhal reconhece progressos na equipa, apesar do seu tempo de trabalho ainda ser curto. “Este é um bom desafio. A segunda parte do jogo da Taça foi boa, frente ao Benfica fizemos 89, 90 minutos bons. Queremos, se possível, redobrar a atitude, e melhorar a qualidade de jogo”, disse o técnico leonino, para quem o seu adversário desta quinta-feira está mais forte do que em Setembro passado, quando o Sporting foi à Holanda vencer por 3-2, com três golos de Liedson.
Já Matías Fernandez tem sido um dos jogadores mais em destaque nesta época decepcionante do Sporting. O médio disse que está a assimilar bem os métodos do novo treinador: “Estamos a trabalhar muito bem, a adaptarmo-nos.” Diferenças entre Carvalhal e Paulo Bento? Entra em campo Maurício do Vale, assessor do Sporting. “Essa pergunta não faz sentido. Não vamos falar do passado.”