Arrancou em Paris campanha do Douro como destino turístico de excelência

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Do estrangeiro chegam apenas 15 por cento dos turistas no Douro paulo ricca

O primeiro passo da campanha de internacionalização do Douro como destino turístico de excelência arrancou em Paris, mas na calha estão já outras capitais europeias como Milão ou Londres para a realização de acções idênticas à que decorreu esta semana na capital francesa, talvez já na próxima Primavera. Ricardo Magalhães, chefe da Estrutura de Missão do Douro (EMD), projecta fazer chegar o Douro à capital dos Estados Unidos, Washington.

Afirmando que a região "reúne hoje condições para atrair turistas e investidores com um elevado perfil de exigência", Ricardo Magalhães pensa já em novos projectos com uma forte componente cultural. Ao PÚBLICO, adiantou que o programa que está a ser pensado será lançado em Portugal, mas o objectivo é fazê-lo chegar a outros destinos lá fora. Relativamente à operação de place marketing que se realizou quarta-feira em Paris, e que foi organizada pela Fundação Museu do Douro, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e da EMD, Ricardo Magalhães mostrou-se satisfeito com a aceitação da iniciativa que visa cativar turistas no mercado externo, num contexto de turismo de qualidade", mas diz que há ainda "uma grande auto-estrada pela frente". "Cerca de 85 por cento da procura do Douro é interna, por isso temos uma margem de crescimento no mercado externo enorme", salientou. Esta acção contou com a participação de 80 operadores turísticos e agências de viagem franceses, número que Agostinho Ribeiro, vogal da administração do Museu do Douro, considerou "um êxito".

Manifestando abertura para colaborar, o embaixador de Portugal em Paris, Francisco Seixas da Costa, reconhece que o desafio é grande, mas salienta que o produto Douro "alia a memória do vinho do Porto que está muito presente no imaginário francês". "Deve ser feito um esforço no sentido de cavalgar um pouco a marca que o vinho do Porto tem para, assim, tentar projectar-se o destino turístico do Douro, na lógica do enoturismo, do património histórico e cultural, e a outros nichos de mercado", afirma o embaixador, congratulando-se com o facto de o projecto Douro estar a funcionar em rede.

Com o apoio da empresa de turismo fluvial Douro Azul, do Turismo de Portugal e da Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP), esta acção promocional contou ainda com o Turismo do Douro, Instituto dos Vinhos do Porto e Douro (IVDP) e Rota do Vinho do Porto (RVP). O PÚBLICO viajou a convite do Programa Operacional Regional do Norte

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