Kia Sorento 2.2 CRDi VGT EX
Cada vez menos surpresa e mais certeza
Que os construtores sul-coreanos são capazes de acompanhar o actual ritmo evolutivo da indústria automóvel já poucos duvidavam. No entanto, o que mais impressiona numa marca como a Kia não é tanto o poder de melhorar, mas sim a rapidez com que o faz. Convém recordar que esta marca pertencente ao grupo Hyundai apenas começou a construir automóveis de outras marcas, sob licença, no ano de 1974, quando Portugal fez a revolução de Abril e o mundo conheceu o primeiro VW Golf. Já para se perceber as evoluções mais recentes, basta entrar num concessionário da marca e, por exemplo, observar as diferenças que existem entre o modelo Rio e um Cee"d ou o novíssimo Sorento. <br/>Na sua anterior geração, o Sorento tinha tracção integral e a carroçaria montada sobre um chassis como nos cada vez mais raros jipes "puros e duros". Agora, recebeu uma estrutura monobloco e, numa opção realista, a Kia optou por vender em Portugal a versão que dispõe apenas de tracção dianteira. Com isto e com uma lotação de sete lugares consegue-se uma homologação como monovolume, benéfica para o preço final e até para a utilização em auto-estrada, com o Sorento a pagar classe 1 no caso de dispor de Via Verde. Já para quem quiser muito um Sorento com tracção integral e esteja disposto a pagar cerca de 17 mil euros a mais, a Kia aceita encomendas. <br/>Mas apreciemos o Sorento de tracção dianteira. O que mais o distingue é, sem dúvida, o seu novo motor 2.2 turbodiesel com 197cv. Sim, é verdade, nenhum construtor dispõe de um motor mais potente neste nível de cilindrada. Ou melhor, a BMW e a Mercedes têm unidades mais potentes, mas que recorrem a dois turbos, ao passo que o Kia tem apenas um. A alusão à BMW e Mercedes diz bem das qualidades deste motor... É mesmo bom. E, como se não bastasse a resposta possante à mínima solicitação do acelerador e independentemente do relevo do terreno, ainda consegue ser relativamente comedido em consumos. Com o pedal direito a fundo na esmagadora maioria dos quilómetros que percorreu, a Fugas gastou cerca de nove litros aos cem. Pelo que, num tipo de condução mais quotidiana, com tranquilidade se atingem médias entre 7,5 e 8 litros, valores comedidos para um carro deste género. <br/>O motor deste Sorento é uma surpresa tão boa que quase se desculpa a caixa manual de seis velocidades um pouco imprecisa, como aliás sucede com outros produtos da marca. Num plano oposto, elogie-se o sistema de apoio ao arranque, de série, que evita que o veículo descaia em subida. <br/>Este SUV (Sports Utility Vehicle) mais direccionado para funções de monovolume/carinha proporciona uma bela comodidade em estrada com bom piso. Talvez por isso, por ser tão confortável quando o asfalto não apresenta irregularidades, decepciona quando surgem os inevitáveis buracos e se mostra desconfortável. Ao nível de comportamento, as rodas dianteiras facilmente alargam a trajectória em curva perante a força da mecânica, o que é mais evidente em piso molhado. No entanto, o controlo de estabilidade, de série, evita que este Kia perca a compostura. <br/>Cinco passageiros viajam à vontade, mas se forem sete o melhor é convidar os de menor estatura para os dois bancos da terceira fila. Bancos esses que, quando estão montados, tornam a bagageira simplesmente ridícula (111 litros), com capacidade para pouco mais do que um ou dois casacos. Já os materiais empregues a bordo combinam mais com a orientação acessível da Kia do que com o conjunto do carro. Ou seja, são todos rijos, o que é pena (apesar de a montagem evidenciar solidez). Este Sorento merecia mais. <br/>A evolução da Kia não se constata apenas pelo que ficou dito, ela é também comprovada em provas tão exigentes quanto os testes de colisão do Euro NCAP em que o Sorento obteve a classificação máxima de cinco estrelas. Por último, com um PVP de 36.430 euros, é um exemplo de "value for money", factor também reforçado pela garantia de cinco anos. Tudo somado, são muitos os argumentos para equacionar a compra deste sul-coreano. <br/> <br/>FOTO BOTÃO AUXILIAR DE DESCIDA <br/>Incompreensível <br/> <br/>O Sorento não é um daqueles automóveis carregados de equipamento, antes possuindo o mínimo exigível. Mas dispõe de um dispositivo no mínimo incompreensível: um comando de travagem em descida que funciona com velocidades até 8 km/h. Trata-se de um equipamento que faz sentido num veículo de tracção integral e em situações fora de estrada, mas que se torna inútil num de apenas duas rodas motrizes. Em vez deste comando, a Kia teria feito muito melhor em dotar o Sorento de sensores de estacionamento, um equipamento indispensável num veículo com uma linha de cintura muito elevada e que, por isso, dificulta muito a visão em situações de estacionamento. <br/> <br/>FOTO BANCOS TRASEIROS <br/>Com sete não há bagageira <br/> <br/>Com os dois bancos da última fila deitados, a bagageira do Sorento oferece 531 litros (mais 96 litros do que no anterior modelo). Já quando estes dois bancos são necessários, a bagageira deixa de existir. Ainda assim, nesta configuração, a Kia merece um elogio por ter previsto encaixes para a chapeleira. O Sorento tem boa habitabilidade para cinco ocupantes, mas já os 6.º e 7.º lugares apresentam limitações, nomeadamente em altura e ao obrigarem quem for lá sentado a colocar os joelhos numa posição elevada. Pelo que são aconselháveis aos passageiros de menor estatura. <br/> <br/>FOTO MOTOR <br/>Ás de trunfo <br/> <br/>Por certo que os melhores construtores europeus e japoneses não se importariam mesmo nada de poderem propor um motor 2.2 turbodiesel com 197cv de potência e 430 Nm de binário... E, no caso vertente, não se trata apenas de números. Na prática, este motor da nova família "R" revelou um funcionamento exemplar, como quando cumpriu uma viagem até Castelo Branco, indiferente às subidas do percurso e passando por automóveis ligeiros com desconcertante facilidade. Como se não bastasse, pode gastar entre 7,5 e 8 litros numa utilização quotidiana, um bom valor para um veículo deste peso e dimensão. A Kia promete lançar, em 2010, um 2.0 desta família R. <br/> <br/>FOTO HABITÁCULO <br/>Revestimentos destoam <br/> <br/>Considerando o Sorento no seu todo, inclusive no sempre subjectivo aspecto da estética exterior, fica a nítida sensação de que este SUV merecia melhores materiais no seu interior (e, já agora, um comando do computador de bordo melhor colocado). Apenas dotado de plásticos duros, estes funcionam como algo que destoa num conjunto sem dúvida feliz. No entanto, mesmo não tendo direito aos revestimentos mais refinados, este Sorento apresenta uma montagem que inspira solidez. Destaque ainda para um aspecto mais relevante: a classificação máxima de cinco estrelas obtida pelo SUV da Kia nos testes de colisão do Euro NCAP. <br/> <br/>Barómetro <br/> <br/>+ Motor, consumos, garantia, resultado nos testes Euro NCAP, preço competitivo <br/>- Conforto em mau piso, caixa de velocidades algo imprecisa, plásticos duros, bagageira com sete lugares, 6.º e 7.º lugares acanhados <br/> <br/>FICHA TÉCNICA <br/> <br/>MECÂNICA <br/>Cilindrada: 2199cc <br/>Potência: 197cv às 3800 rpm <br/>Binário: 430 Nm entre as 1800 e as 2500 rpm <br/>Cilindros: 4 <br/>Válvulas: 16 <br/>Alimentação: diesel de injecção directa por conduta comum com turbo de geometria variável <br/>Tracção: dianteira <br/>Caixa: manual, de seis velocidades <br/>Suspensão: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora, à frente; multibraços, atrás; molas helicoidais e amortecedores a gás nas quatro rodas <br/>Direcção: pinhão e cremalheira, assistida <br/>Travões: discos ventilados à frente; discos atrás <br/> <br/>DIMENSÕES <br/>Comprimento: 468,5 cm <br/>Largura: 188,5 cm <br/>Altura: 174,5 cm (com barras no tejadilho) <br/>Peso: 1720 kg <br/>Pneus: 235/65 R 17 <br/>Capac. depósito: 70 litros <br/>Capac. mala: 531 litros (com cinco lugares) <br/> <br/> <br/>PRESTAÇÕES <br/>Veloc. Máxima: 190 km/h <br/>Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,4s <br/>Consumo misto: 6,5 litros/100 km <br/>Emissões CO2: 171 g/km <br/> <br/>PVP: 36.430 euros <br/> <br/> <br/>EQUIPAMENTO <br/>SEGURANÇA <br/>ABS: Sim, com distribuição electrónica da força de travagem <br/>Airbags dianteiros: Sim <br/>Airbags laterais: Sim <br/>Airbags de cortina: Sim <br/>Airbags laterais traseiros: Não <br/>Airbags de joelho para o condutor: Não <br/>ISOFIX para cadeiras de criança: Sim <br/>Controlo de estabilidade: Sim <br/>VIDA A BORDO <br/>Vidros eléctricos: Sim <br/>Fecho central: Sim <br/>Comando à distância: Sim <br/>Direcção assistida: Sim <br/>Retrovisores eléctricos: Sim <br/>Ar condicionado: Sim <br/>Abertura do depósito no interior: Sim <br/>Abertura da mala no interior: Não <br/>Bancos traseiros rebatíveis: Sim <br/>Jantes especiais: Sim <br/>Rádio CD: Sim (com entrada AUX, USB e iPod) <br/>Comandos no volante: Sim <br/>Volante regulável em altura: Sim <br/>Volante regulável em profundidade: Sim <br/>Computador de bordo: Sim <br/>Alarme: Sim <br/>Bancos dianteiros eléctricos: Não (de série o do condutor, na versão TX*) <br/>Bancos dianteiros aquecidos: Não <br/>Estofos em pele: Não (de série na versão TX*) <br/>Tecto de abrir eléctrico panorâmico: Não (de série na versão TX*) <br/>Navegação por GPS: Não <br/>Regulador de velocidade: Sim <br/>Sensores de chuva: Sim <br/>Sensores de luz: Sim <br/>Sensores de parqueamento traseiro: Não (de série na versão TX*) <br/>Monitorização da pressão dos pneus: Não <br/>Telefone: Não <br/>Bluetooth: Não <br/>Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim <br/>Faróis de xénon: Não (de série na versão TX*) <br/>Televisão: Não <br/> <br/>* Custa 41.840 euros e inclui caixa de velocidades automática <br/>