“Abraços Desfeitos” fora dos Óscares e actores insatisfeitos
Lluis Homar e Blanca Portillo foram os actores que se sentiram indignados com a decisão da Academia de Cinema espanhola. Os comentários foram feitos à margem da inauguração da décima terceira edição do Los Angeles Latino Film Festival (LALIFF), na qual o realizador espanhol foi homenageado com um prémio de carreira – apesar de estar ausente, a divulgar o filme em Nova Iorque, Almodóvar foi o grande protagonista do festival, noticia o "El Mundo".
Curiosamente, a apresentação em Los Angeles decorreu a pouca distância do teatro Kodak, onde anualmente são entregues as estatuetas douradas.
“Do meu ponto de vista não é justo que, havendo três filmes finalistas (para a Academia Espanhola), não esteja o de Pedro. Se estivesse e depois não tivesse sido eleito, bom, a Academia estaria no seu direito”, afirmou Homar.
Por outro lado, a actriz Blanca Portillo explicou que nos Estados Unidos muita gente tem perguntado qual a razão de “Abraços Desfeitos” não constar dos finalistas para as nomeações de Melhor Filme Estrangeiro.
“Em Espanha assumimo-lo com naturalidade, de alguma maneira sabemos como podem funcionar as coisas, mas de fora parece estranho. Paradoxos. Esse é um dos enigmas da Academia Espanhola que algum dia descobriremos”, confessou Portillo.