Autárquicas: Jerónimo desafia PS a clarificar situação das minas de Aljustrel

Foto
Jerónimo de Sousa lembrou que os mineiros continuam à espera de uma solução PÚBLICO (arquivo)

O líder comunista foi hoje recebido em clima de festa por centenas de pessoas na aldeia de Rio de Moinhos, freguesia do concelho de Aljustrel, onde a CDU apresenta um novo candidato à Câmara, Manuel Camacho, para suceder a José Godinho, após 24 anos à frente da autarquia comunista.

Jerónimo de Sousa comentou a promessa do Governo de reabrir as minas de Aljustrel, salientando que “mais uma vez, prometeram muito e continuam os mineiros à espera de uma solução que não sabem qual é”.

O secretário-geral do PCP afirmou-se surpreendido por o PS local ter dito que “o Governo abriu as minas, que há um problema de preços do cobre no plano internacional, mas que a mina está a funcionar”. “Está a funcionar? A funcionar como? Os mineiros não estão à espera de ocupar os seus postos de trabalho?”, perguntou, desafiando “o PS cá do sítio”, já que “sabe tanto”, a dizer “aos mineiros quantos trabalhadores estão lá” e a esclarecer se o que está agora a acontecer nas minas não é apenas “obras de manutenção e da exploração”.

Esta é a resposta que “os mineiros esperam”, sublinhou, mas mais do que isso, os trabalhadores querem “a assumpção do compromisso dos tais 200 e tal postos de trabalho que o governo prometeu”, defendeu o secretário-geral do PCP, que recordou a promessa do cabeça-de-lista do PS ao Parlamento Europeu, Vital Moreira, que “jurou por todas as alminhas que as minas iam reabrir em Junho ou Julho”.

“Que verdade foi esta, afinal? Não foi verdade, não. É tão verdade como a que o PS de Aljustrel anda aqui a afirmar”, criticou.

Jerónimo de Sousa teve esta manhã em Rio de Moinhos uma recepção calorosa, um encontro que considerou “estimulante para começar o dia”, por parte de um povo que quer afirmar que o Alentejo tem condições para se desenvolver.

Jerónimo de Sousa esteve ao lado do novo candidato comunista no concelho, Manuel Camacho, mas teve oportunidade de saudar José Godinho pelos seus 24 anos de presidência da Câmara de Aljustrel.

Actualmente vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, o antigo autarca afirmou-se disponível para “continuar a dar um contributo com o mesmo empenhamento” para que a CDU “se afirme cada vez mais na nossa região”.

Manuel Camacho, que já integrava o executivo municipal, lançou duras críticas à oposição no concelho. “Temos uma oposição que ainda não fez trabalho e que tenta ludibriar o nosso povo”, disse, acrescentando que “eles não têm currículo académico, profissional, associativo, autárquico”.