Microsoft e Yahoo chegam finalmente a acordo para enfrentar a Google
Uma união de esforços era vista há muito como a única hipótese de a Microsoft e o Yahoo conseguirem enfrentar o domínio da Google no mercado das pesquisas na Internet. O esperado acordo acabou por ser oficializado ontem, depois de um ano e meio de conversas intermitentes.
Ao abrigo da parceria, a tecnologia de pesquisa da Microsoft - que recentemente lançou o motor de busca Bing - vai passar a ser usada nos sites do Yahoo. Por seu lado, o portal passará a ter a responsabilidade de angariar anúncios publicitários para surgirem nas páginas de resultados das buscas feitas pelos utilizadores (os restantes anúncios nos sites das empresas vão continuar a ser geridos separadamente).
Mesmo depois de concretizada a parceria, porém, as duas empresas ficarão numa posição minoritária neste sector. Os analistas de mercado dão à Google uma quota que oscila entre os 70 e os 80 por cento das pesquisas on-line. O Yahoo surge num afastado segundo lugar e a Microsoft, em terceiro. Combinadas, as duas ficam abaixo dos 30 por cento.
Já para os utilizadores, as alterações estão longe de serem abruptas. A utilização de tecnologia da Microsoft vai influenciar os sites que aparecem nos resultados das pesquisas e vai determinar os anúncios que as acompanham - mas as principais mudanças ocorrem apenas "nos bastidores" e no funcionamento das empresas.