Saramago apoia António Costa, Carlos do Carmo é seu mandatário
Figuras públicas ligadas ao PCP pugnam pela vitória do candidato socialista. Entre os comunistas as reacções primam pelo silêncio ou pela contenção
a O escritor José Saramago manifestou ontem o seu apoio à recandidatura do socialista António Costa à presidência da Câmara de Lisboa. "Espero que seja presidente por muitos anos mais. Espero que isso aconteça. Oxalá!", disse o Nobel da Literatura e militante comunista, citado pela agência Lusa. Saramago falava na Câmara de Lisboa, durante a assinatura de um protocolo para a produção de um documentário sobre a sua relação com a mulher, Pilar del Rio, que a autarquia apoiará com 30 mil euros. O escritor desejou ao autarca que prossiga "o magnífico trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município de Lisboa".
Contactado pelo PÚBLICO, o candidato do PCP à presidência da câmara, Ruben de Carvalho, recorda que Saramago já havia defendido uma convergência de esquerda na cidade nas próximas autárquicas, e que as declarações de ontem não permitem concluir se houve "uma mudança de posição".
"Não estava lá e não sei em rigor quais é que as declarações foram", frisou ainda o actual vereador, acrescentando que Saramago "é inteiramente livre de manifestar todas as opiniões que entender". Mas não gostava de contar com o apoio do escritor? "A candidatura da CDU merece o apoio de todos os camaradas", comenta Ruben de Carvalho. De resto, entre os comunistas as reacções às declarações de Saramago primaram pelo silêncio. "Considero-o muito, portanto prefiro não comentar o que disse", reagiu o líder da bancada do PCP na assembleia municipal, Modesto Navarro.
A autarquia entregou a Casa dos Bicos à Fundação Saramago, para que ali fosse instalado um pólo cultural e a biblioteca do Prémio Nobel. As obras de adaptação do edifício iam ser pagas com verbas de um empréstimo que a câmara pretendia contrair, mas que a assembleia municipal chumbou. Entretanto, soube-se ontem também que o fadista Carlos do Carmo, apoiante do PCP de longa data, será mandatário da candidatura de António Costa. A.H./I.B.