Ricardo Rio quer Sé de Braga a Património Mundial
a O candidato do PSD à Câmara de Braga Ricardo Rio quer ver a Sé da cidade classificada como Património Mundial pela Unesco. O vereador do PSD critica a falta de empenho da autarquia na questão e garante todo o apoio à candidatura ao reconhecimento internacional de um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.Ricardo Rio considera a Sé "um estandarte de Braga" e diz haver "muito a fazer" pela catedral, cuja fundação data do século XI. "A câmara não se tem empenhado em lutar pela classificação da Sé como Património Mundial", acusa o candidato da coligação Juntos por Braga. Rio manifesta-se "desiludido" com a postura da autarquia e deixou a promessa de total apoio à candidatura. "Da minha parte há inteira disponibilidade para auxiliar a Sé a cumprir os seus desígnios", prometeu, à margem de uma visita à freguesia.
Ricardo Rio esteve no centro histórico da cidade, no domingo, numa acção de pré-campanha, ao lado da candidata da coligação Juntos por Braga à Junta de Freguesia da Sé. O cabeça de lista da candidatura PSD/PP/PPM à Câmara de Braga voltou a lançar críticas quanto à política municipal de preservação do centro histórico. Rio alertou para o "perigo de desertificação" do centro, sublinhando o "triste definhar dos bairros históricos", que continua "sem solução à vista".
Para o social-democrata, este tipo de problemas carece de uma "intervenção determinada" da câmara. No entanto, sublinha Ricardo Rio, "só com um esforço de envolvimento dos investidores privados será possível implementar um verdadeiro programa de renovação urbana em todo o centro da cidade".
Os responsáveis da coligação acusam a câmara de "desleixo na dinamização cultural" do centro histórico e consideram que esse é um dos principais motivos para a "evasão" de moradores no centro da cidade. Nesse sentido, Ricardo Rio propõe uma programação cultural permanente na zona histórica, retomando a proposta da iniciativa Acção Ágora, apresentada pela coligação em 2006, com o objectivo de revitalização das praças bracarenses.