Casamento entre homossexuais domina Marcha LGBT
a A luta pelo reconhecimento político e introdução na lei do direito ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo será o tema dominante da 10.ª Marcha do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros), que hoje se realiza em Lisboa."É inevitável que o casamento civil seja o tema fundamental da marcha", reconheceu ao PÚBLICO Paulo Corte-Real, presidente da ILGA, uma das organizações que promovem a Marcha, que se inicia às 17h30 no Príncipe Real. Corte-Real diz estar já garantida a participação de organizações políticas e cívicas como o PS, o PEV, a JS, o BE, a JCP, a CGTP e a UGT.
Também Sérgio Vitorino, das Panteras Rosa, considera normal que o tema dominante seja a luta pelo casamento civil, já que se vive na sociedade portuguesa um momento particular neste domínio. O reconhecimento deste direito está inscrito entre as promessas do primeiro-ministro, José Sócrates.
Com partidos a assumir o reconhecimento deste direito no seu programa político, foi lançado o Movimento pela Igualdade ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, que consiste numa petição pública on-line (www.igualdade.net), actualmente em fase de subscrição e que conta com mais de 6 mil assinaturas.
Os organizadores da marcha de hoje dizem ter a garantia da presença de diversas forças políticas