The Field
Há dois anos o sueco Axel Willner surpreendeu o universo demasiado saturado das linguagens electrónicas de vocação dançante com o extraordinário álbum From Here We Go To Sublime. Regressa, agora, com outro óptimo disco que, em relação ao seu antecessor, peca apenas por já não transportar consigo o efeito de surpresa. Não que Yesterday And Today faça papel químico do anterior. As propriedades são as mesmas (cadências tecno repetitivas, alusões de ruído estático produzido por guitarras que não estão lá e mantras sonoras que parecem não findar), organizadas de forma diferente. É uma sonoridade tecnológica de montagens ambientais a que o produtor sueco tem para propor, clarões de luz que entram por entre sedimentos digitalizados. A maior parte dos temas parece induzir ao entorpecimento, narrativas circulares que parecem fixar-se numa certa monotonia. Mas existe sempre um motivo que nos tira dessa zona, guiando-nos para planos imperceptíveis. Desta vez há várias participações, com destaque para John Stanier dos Battles, e uma versão - Everybody's got to learn sometime dos Korgis. Mas tudo o resto são instrumentais que partem em direcção ao infinito. Vítor Belanciano
Yesterday And Today Kompact, distri. Flur
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