Produção industrial italiana regista maior descida anual desde 1991
A produção caiu 9,8 por cento no primeiro trimestre de 2009, relativamente ao trimestre precedente, e de Fevereiro para Março caiu 4,6 por cento.
De acordo com os resultados da ANFIA, associação italiana de indústria automóvel, de Janeiro a Abril a produção automóvel registou uma descida anual de 16,3 por cento, face ao mesmo período do ano passado.
Segundo a Bloomberg, os índices de confiança dos consumidores e dos empresários caíram em Abril. A inflação mantém-se baixa, pois a recessão contém a subida de preços e as vendas a retalho contraíram-se ao longo de ano e meio.
A União Europeia advertiu na semana passada que as suas previsões apontam para que o produto interno bruto italiano caia 4,4 por centoeste ano. Tanto as vendas como as encomendas à indústria italiana tiveram uma descida recorde em Fevereiro. A Fiat, por exemplo, cortou postos de trabalho e reduziu a produção.
O governo de Silvio Berlusconi já aprovou medidas para incentivar o consumo interno de carros e electrodomésticos. Foi também providenciado um fundo de nove mil milhões de euros para estimular a economia e ajudar os cidadãos desempregados que deverão aumentar mais do que previsto.