Couto dos Santos é apontado como candidato do PSD à Câmara de Viana do Castelo

PSD de Viana do Castelo discute hoje estratégia para as autárquicas. Couto dos Santos diz estar disponível para dar "tudo o que Viana quiser"

a Couto dos Santos é apontado como a escolha do PSD para a candidatura autárquica à Câmara de Viana do Castelo e deverá marcar presença, esta noite, no plenário de militantes da concelhia social-democrata. O encontro tem como objectivo discutir a estratégia autárquica para a capital de distrito, assunto que tem sido já abordado em encontros informais que, nos últimos tempos, têm juntado os líderes locais e distritais do partido e o ex-ministro de Cavaco Silva. Recorde-se que Couto dos Santos tem, actualmente, residência no concelho e que há pouco tempo transferiu a sua inscrição no partido para a secção de Viana do Castelo.A escolha do candidato a apresentar às eleições autárquicas tem sido alvo de divergências internas, que opõem a concelhia à distrital e que poderão até passar por um processo de avocação, tal como está a acontecer com o PS. Ao que o PÚBLICO apurou, a concelhia social-democrata não deverá apresentar na reunião de hoje uma proposta concreta, apesar do seu líder, António José Amaral, já ter manifestado disponibilidade para "reflectir" sobre uma eventual candidatura à autarquia, liderada nos últimos 15 anos pelo socialista Defensor Moura. No entanto, e de acordo com fontes do partido, a possível candidatura do ex-ministro da Educação reúne o consenso de vários quadrantes sociais-democratas, por se tratar de um "federador de vontades", muito embora o próprio não a queira confirmar.
Confrontado com essa possibilidade, Couto dos Santos não descartou a hipótese, ao afirmar que "o outro também dizia que Cristo não descia à Terra, mas acabou por descer". Para já, diz apenas que o seu compromisso é com Esposende, de onde é natural e onde ocupa, desde Outubro de 2005, o cargo de presidente da assembleia municipal. Ainda assim, Couto dos Santos adianta a sua disponibilidade para dar "tudo que Viana quiser e que eu possa dar, dentro das minhas capacidades e dos meus limites", acrescentou.
A decisão parece depender da definição da candidatura do PS. Esta semana, Defensor Moura garantiu que avançará como independente se o PS não aceitar a sua recandidatura ou não o colocar em primeiro lugar na lista do distrito para as legislativas. O que autarcas socialistas do distrito e dirigentes distritais têm dito não ter qualquer cabimento. No PSD, a candidatura de Couto dos Santos estará apenas dependente da resolução de compromissos pessoais e profissionais; do facto de desempenhar as funções de cônsul honorário da Rússia no Porto e das funções de consultor de empresas que desempenha na cidade.

Sugerir correcção