Maria de Jesus viveu em três séculos e morreu ontem com 115 anos e 114 dias

O português mais idoso é agora Augusto Moreira, que vive em Gaia e tem 112 anos. Mas a pessoa mais velha do mundo continua a ser uma mulher - a norte-americana Gertrude Baines

a Há trinta e seis dias apenas que era a pessoa mais idosa do mundo, mas ontem Maria de Jesus dos Santos, a mulher portuguesa que nasceu ainda no século XIX, faleceu com 115 anos e 114 dias a caminho do Hospital de Tomar. Desde a aldeia de Corujo (Tomar), onde vivia, a notícia da morte percorreu o mundo em poucas horas, foi registada na Wikipédia, e chegou até Los Angeles, onde vive agora a decana da humanidade: Gertrude Baines, norte-americana com 114 anos de idade, que ainda há dois meses votou em Barack Obama.
Maria de Jesus, que era a única pessoa no mundo com 115 anos e que passa a ocupar o 21.º lugar na lista das pessoas que mais tempo viveram, nasceu em Urqueira, Ourém, a 10 de Setembro de 1893, e atravessou os séculos XIX e XX e XXI. Tinha seis filhos, 11 netos, 16 bisnetos e três trinetos e há várias décadas que vivia em Corujo com a filha, Maria Madalena, de 86 anos. "Esteve sempre bem até ao último dia. 115 anos e 114 dias é, apesar de tudo, uma bela marca", afirma.
Maria de Jesus e Gertrude Baines integram a exclusiva lista de pessoas que, em todo o mundo, superaram os 110 anos de idade, chamados de supercentenários, e que investigadores acreditam possuir características que podem ajudar a explicar o processo de envelhecimento e os limites da longevidade humana.
O ranking mundial de supercentenários, que Maria de Jesus liderou durante poucas semanas, é organizado pelo Gerontology Research Group (GRG), uma associação sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos, liderada pelo médico Stephen Coles e que conta com a colaboração de cientistas de diferentes áreas.
Em Portugal, esta associação é representada por Filipe Prista Lucas, um advogado que nos tempos livres se dedica a procurar pessoas com mais de cem anos de vida e que há seis anos descobriu o caso de Maria de Jesus através de uma notícia de jornal. "Estive três vezes em Corujo com Maria de Jesus e com a filha, Maria Madalena, que toma conta dela há vários anos. Foi um caso especial. A família era muito simpática e fiquei orgulhoso de ter sido considerada a pessoa mais idosa do mundo", afirma.
Quarto mais velho
De acordo com esta lista, que integra 92 supercentenários, a pessoa mais idosa de Portugal é agora Augusto Oliveira Moreira, com 112 anos completados no dia 6 de Outubro, residente em Grijó. É também o quarto homem mais velho do mundo e o único representante luso na lista dos supercentenários - mais de 110 anos - vivos (ver caixa). Mas existem outros casos de pessoas centenárias em Portugal. Um número suficiente para Filipe Prista Lucas dizer que o país é um caso "intrigante". "Temos tido mais pessoas na lista do que Espanha, que tem quatro vezes a nossa população", afirma.
Além do supercentenário Augusto Oliveira Moreira, que é agora a 26.ª pessoa mais idosa do mundo, a lista integra também na 58.ª posição António Fernandes de Castro, com 110 anos de idade, e Alice Sanders, natural dos Açores, também com 110 anos de vida.
Filipe Prista Lucas tem também já em preparação o processo de Maria Virgínia Almeida, que fará 110 anos em Abril do próximo ano e que é já hoje a mais velha aluna viva da Universidade de Coimbra. Este advogado já "investigou" oito pessoas centenárias e esteve ligado a todos os processos de certificação dos idosos portugueses na lista da Gerontology Research Group.
Apesar de não ter conhecimentos na área da gerontologia, Filipe Prista Lucas arrisca algumas explicações: "É óbvio que deverão existir factores genéticos, mas o clima e os hábitos alimentares do país devem contribuir também", afirma. Com agências

Sugerir correcção