Zimbabwe: "É tempo de Robert Mugabe partir", diz Bush
A pressão internacional tem vindo a reforçar, nos últimos dias, a mensagem de que o Presidente - de 84 anos e há 28 no poder - deverá pôr fim à sua carreira política e retirar-se do poder.
Vários líderes da União Europeia apelaram ontem a Robert Mugabe para que se demita. A situação económica do país, associada a um surto histórico de cólera e uma profunda crise humanitária, estão a afundar o Zimbabwe.
Mugabe culpa as sanções impostas pelos países ocidentais pela crise no país. Os países ocidentais críticos da sua Governação apontam o dedo ao autoritarismo do regime de Mugabe.
Também o ministro dos Negócios Estrangeiros português Luís Amad apelou ontem ao fim do regime de Mugabe, defendendo mesmo o aumento das sanções europeias ao Zimbabwe, algo a que Javier Solana, chefe da diplomacia da União Europeia, se opôs, uma vez que se trata de um país já em ruínas.
No Zimbabwe os preços duplicam a cada 24 horas. A crise económica e humanitária agravou-se nos últimos tempos com o braço de ferro entre Mugabe e o líder da oposição Morgan Tsvangirai, que se recusa a aceitar as condições do Presidente para formar um Governo de coligação após um acordo pós-eleitoral feito em Setembro.